Home Esportes Espanha e Itália ampliam rivalidade histórica na Eurocopa

Espanha e Itália ampliam rivalidade histórica na Eurocopa

No confronto mais recente do Campeonato Europeu, a Itália derrotou a Espanha em uma semifinal emocionante da Euro 2020 que foi para os pênaltis em Wembley

por Reuters
0 comentário

Quando Itália e Espanha se enfrentarem em Gelsenkirchen na quinta-feira, escreverão um novo capítulo no que se tornou a rivalidade mais intensa da história do Campeonato Europeu.

Não há dois países que tenham se enfrentado com mais frequência em torneios da Euro do que Azzurra e La Furia Roja – que vão duelar pela oitava vez desde 1960.

Também será a quinta edição consecutiva em que os dois pesos pesados se enfrentam em um Campeonato Europeu.

Essa sequência notável começou em 2008, quando a Espanha, que viria a ser campeã, derrotou a Itália nas quartas de final, e na verdade se estende por seis partidas: eles se enfrentaram duas vezes no torneio de 2012, incluindo a final daquele ano, que também foi vencida pela Espanha.

Durante grande parte da história esportiva do país, os torcedores espanhóis olharam com inveja para o outro lado do Mar Mediterrâneo, enquanto a Itália acumulava quatro títulos da Copa do Mundo e a Azzurra lutava pela supremacia europeia com os poderosos alemães.

“A torrente interminável de alguns dos melhores zagueiros da história sempre lhes deu a vantagem, uma rocha que a Espanha esmagou repetidas vezes”, escreveu o jornalista Javier de Paz Fernández no El Confidencial, um site de notícias espanhol.

Mas dos três títulos da Eurocopa conquistados pelos dois países nos últimos quatro torneios, dois foram para a Espanha, ressaltando sua ascensão como potência do futebol, que também a levou a ser coroada campeã mundial em 2010.

No confronto mais recente do Campeonato Europeu, a Itália derrotou a Espanha em uma semifinal emocionante da Euro 2020 que foi para os pênaltis em Wembley.

Em um confronto nas oitavas de final em 2016, a Itália saiu novamente vitoriosa quando o zagueiro Giorgio Chiellini e Graziano Pelle marcaram no triunfo por 2 x 0.

Mas no encontro mais importante entre as duas seleções em todas as competições, a Espanha ganhou na final da Euro 2012, quando a equipe de Vicente del Bosque goleou a Itália por 4 x 0 em Kiev.

As apostas não serão tão altas no jogo do Grupo B de quinta-feira na Arena AufSchalke. Espanha e Itália venceram suas partidas de abertura contra Croácia e Albânia, respectivamente, e parecem estar bem posicionadas para avançar para as rodadas de mata-mata.

Mas se terminarem em primeiro e segundo lugar no grupo, poderão se encontrar novamente, desta vez na final em Berlim, em 14 de julho.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.