Um gol de Mikel Merino no fim da prorrogação deu nesta sexta-feira à Espanha uma dramática vitória por 2 a 1 sobre a Alemanha, dona da casa, nas quartas de final entre as duas seleções mais bem-sucedidas da Eurocopa.
A aguardada partida ocorreu na barulhenta Stuttgart Arena, lotada com uma maioria de alemães que não esconderam a sua decepção depois que a corajosa atuação do time da casa não ter resultado em avanço para a semifinal.
A Espanha jogou melhor na primeira hora da partida e desperdiçou várias oportunidades de abrir o placar antes de Dani Olmo fazer o merecido 1 a 0 aos 6 minutos do segundo tempo, desviando de primeira um passe na área.
O técnico da Alemanha, Julian Nagelsmann, fez cinco substituições em uma tentativa desesperada de buscar o empate, que chegou aos 44 minutos.
Florian Wirtz que veio do banco apesar de ter sido o melhor jogador do Campeonato Alemão com o campeão Bayer Leverkusen completou para o gol após ajeitada de cabeça de Joshua Kimmich, forçando a prorrogação.
A partida já estava nos 14 minutos do segundo tempo da prorrogação, encaminhando-se para uma disputa por pênaltis, quando Merino subiu após cruzamento de Olmo e marcou o gol da vitória de cabeça.
A Alemanha pressionou para tentar empatar, e o lateral-direito Dani Carvajal foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Ele, contudo, conseguiu parar o contra-ataque de Jamal Musiala, garantindo a vitória.
Ele e o zagueiro Robin Le Normand não disputarão a semifinal, quando a Espanha enfrentará Portugal ou França.