Voltado para o investidor mais agressivo, o Day Trade consiste na operação de compra e venda de uma ação efetuada no mesmo dia, ou mesmo em sua ordem inversa (de venda e compra), também na mesma data. O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações e a oportunidade proporcionada pelas corretoras de operar alavancado, onde uma variação de 1% em uma operação de Day Trade poderá significar 4% de lucro.
Independência quanto à tendência do mercado é outra característica dessa modalidade, visto que há a opção de operar vendido. Operação também considerada menos arriscada, pois nas variações diárias há o risco de fortes gaps, além do que o stop no Day Trade é, consideravelmente, mais curto, além do lucro ser apurado diariamente.
Com isso, o investidor especializado em Day Trade, tem a vantagem de dormir mais tranqüilo e nunca ser pego de surpresa como em fortes realizações ou crises. Isso sem afetar sua rentabilidade, esta alavancada, e com a possibilidade de aumentá-la de acordo com a quantidade de operações efetuadas em cada pregão.
Muitos investidores tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, jornais, dicas, relatórios, “achômetro”, “caiu muito, vou comprar” (e vice-versa), sites, fóruns, “o índice está subindo, vou comprar” (e vice-versa). Estratégias essas perdedoras e que no longo prazo poderão levar o investidor à falência.
A melhor ferramenta para este mercado é a Análise Gráfica, porém seu uso no mercado intra-diário é totalmente peculiar e apresenta muitas diferenças da análise efetuada em gráficos diários e semanais. Um bom método para operar neste mercado proporcionará ao investidor uma ótima relação entre risco e retorno, e com isso altos lucros apurados constantemente.
Assim, gostaria de recomendar os muitos artigos que já escrevi sobre Análise Técnica para que você se familiarize com a ferramenta e passe a considerá-la uma aliada nos seus investimentos em bolsa de valores. Os artigos seguem como um tutorial, o que facilitará bastante seu entendimento. Leia-os na sequência e tempo que quiser. Aproveite:
- Análise Gráfica – Investindo em ações com inteligência
- Análise Gráfica – Suportes e Resistências
- Análise Gráfica – Gráficos simples
- Análise Gráfica – A Teoria de Dow
- Análise Gráfica – Linhas de Tendência
- Análise Gráfica – Canais de alta e de baixa
- Análise Gráfica – Figuras Gráficas Básicas
- Análise Gráfica – Figuras Gráficas Avançadas
- Análise Gráfica – Gaps
- Análise Gráfica – Volume
- Análise Gráfica – Candlestick de Reversão
- Análise Gráfica – Médias Móveis
- Análise Gráfica – Indicadores MACD e IFR
- Análise Gráfica – Bandas de Bollinger e Movimento Direcional
- Análise Gráfica – Indicadores Momento e OBV
- Análise Gráfica – Fibonacci e Ondas de Elliott – Parte 1
- Análise Gráfica – Fibonacci e Ondas de Elliott – Parte 2
- Análise Gráfica – Fibonacci e Ondas de Elliott – Parte 3
- Análise Gráfica – Estratégias para operações de Swing Trade
Espero que tenha aprendido algo mais sobre Análise Técnica. Obrigado e até a próxima.
Crédito da foto para freedigitalphotos.net.