Home Comprar ou Vender Esta informação pode ser um “game changer” para a Localiza

Esta informação pode ser um “game changer” para a Localiza

O ritmo de redução dos preços dos carros usados parece estar se estabilizando, o que pode ajudar a conter os gastos com depreciação

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Localiza
(Imagem: Youtube/ Localiza)

Os dados do mercado de automóveis podem estar mudando positivamente para a Localiza (RENT3), avalia o Goldman Sachs em um relatório enviado a clientes.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulgou dados que apontam para uma estabilização na tendência de contração dos preços de carros usados, que apresentaram uma queda de apenas 0,6% mês a mês.

“Os dados recentes sobre preços de carros novos e usados indicam uma possível estabilização no ritmo de declínio, sugerindo que podemos estar próximos do pico de depreciação”, explicam os analistas Bruno Amorim, João Frizo e Guilherme Costa Martins.

De acordo com o relatório do Goldman Sachs, a estabilização dos preços dos carros usados é um fator que pode beneficiar a empresa ao ajudar a controlar os gastos com a depreciação de sua frota.

“A estabilização dos preços dos carros usados, juntamente com um ambiente de preços resiliente para carros novos, é um sinal positivo para o setor”, afirmam.

Ajustes da frota

Desde março de 2024, a Localiza tem ajustado suas expectativas para os preços dos carros usados, fator crucial para determinar a depreciação de sua frota.

Durante esse período, os preços de carros de entrada e SUVs caíram 2%, conforme ilustrado. Embora tenha havido uma aceleração na redução dos preços dos SUVs em fevereiro, essa tendência tem mostrado sinais de estabilização nos meses subsequentes.

“O ritmo de redução dos preços parece estar se estabilizando, o que pode ajudar a conter os gastos com depreciação”, destacam Bruno Amorim e João Frizo.

Olhando para o futuro, se a tendência de preços permanecer estável, a depreciação, como porcentagem do valor da frota, pode finalmente se estabilizar.

Ações da Localiza

A Localiza está classificada como compra pelo banco, com os analistas vendo uma assimetria positiva para a empresa. Entre os motivos, destaca-se o desempenho inferior das ações, que caíram 33% no ano até agora, enquanto o Ibovesoa caiu apenas 7%.

Além disso, a avaliação da ação é considerada pouco exigente, com um P/L de aproximadamente 15,0 vezes para 2024 e 11,6 vezes para 2025. Os analistas também veem potencial para a empresa aumentar os volumes em 9% ao ano nos próximos dois anos, beneficiando-se de um ambiente competitivo favorável.

“A avaliação atraente e o potencial de crescimento tornam a Localiza uma aposta interessante para os investidores”, afirmam Amorim, Frizo e Martins.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.