Está na hora de sair da Bolsa de Valores?O texto de hoje trata da ansiedade que assombra os investidores que estão, na sua grande maioria, comprados na Bolsa de Valores. Esta semana tive várias “reuniões“ com clientes que entendem que está na hora de sair da bolsa dada a dificuldade de se ganhar com este mercado pouco direcional e altamente volátil.

Para os investidores que fazem posição ou daytrading, a reclamação é a mesma. As operações tem curta duração (para não dizer curtíssima) e os investidores devolvem para o mercado o lucro obtido em operações anteriores, ficando no chamado “0x0”.

Na verdade, vou tentar explicar para vocês porque nós nunca ficamos no “0x0”. Vamos voltar a 2006, 2007 ou 2009, onde a Bolsa subiu consideravelmente, tornando mais fácil a vida do investidor que estava operando na mão de compra.

Nesses anos, a grande maioria dos papeis subiu acompanhando o índice Bovespa. Mesmo que o investidor realizasse uma compra “ruim”, ele tinha mais chances de se recuperar dada a possibilidade de reversão do mercado. Era “como o amor”, bastava dar um tempo e a questão se resolvia (a operação se tornava lucrativa).

Mas e os anos de 2010 e 2011?
Em 2010, a bolsa registrou alta de apenas 1% e a volatilidade foi superior ao que estamos encontrando em 2011. Neste ano, o investidor está encontrando muitas dificuldades para se estabelecer no mercado e as perdas estão ocorrendo com maior frequência.

Por que não sair? Minhas razões:

  • O mercado apresenta uma oportunidade impar para aprendizado. Ao invés de questionar a dificuldade, tire dela uma lição;
  • São esses os momentos que levam o investidor a se questionar sobre suas operações;
  • Análises de Risco e Exposição devem ser estudadas com mais atenção;
  • A lateralização do mercado deixa menos ativos em posição de compra/venda e isso leva o investidor a melhorar seu potencial de análise e escolha;
  • Se você não opera vendido e não sabe fazer hedge, vai aprender agora. E se você não aprender agora, seguramente não vai estar pronto quando o mercado começar a subir novamente.

Acredite… agora não é hora de sair. Vamos reduzir nossas posições e exposição, tudo bem, mas encarar o mercado de frente.

Foto de sxc.hu.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários