Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia EUA dizem que pressão da Argélia por resolução na ONU pode prejudicar negociações sobre Gaza

EUA dizem que pressão da Argélia por resolução na ONU pode prejudicar negociações sobre Gaza

A Argélia compartilhou a proposta com o conselho de 15 membros na quarta-feira, exigindo um cessar-fogo humanitário imediato entre Israel e Hamas

por Reuters
3 min leitura

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, afirmou nesta sexta-feira que o esboço de resolução do Conselho de Segurança do órgão oferecido pela Argélia pedindo um cessar-fogo na Faixa de Gaza pode comprometer “negociações sensíveis” de mediação de pausa na guerra.

Finclass Vitalício Quadrado

A Argélia compartilhou a proposta com o conselho de 15 membros na quarta-feira, exigindo um cessar-fogo humanitário imediato entre Israel e Hamas. Não está claro se e quando a Argélia vai submeter a resolução a votação.

“Essa resolução pode prejudicar negociações sensíveis, atrapalhando os exaustivos e contínuos esforços diplomáticos para assegurar a soltura de reféns e a pausa estendida que civis palestinos e trabalhadores de ajuda humanitária desesperadamente precisam”, disse Thomas-Greenfield a jornalistas.

Na semana passada, Israel, Egito, Catar e Estados Unidos desenharam um rascunho prevendo uma pausa estendida nos conflitos e esperam uma resposta do Hamas. A única trégua obtida até o momento durou uma semana, no fim de novembro.

“Se aceita e implementada, essa proposta colocaria todas as partes um passo mais próximas de criar as condições para a cessação sustentável das hostilidades”, acrescentou a embaixadora.

(Imagem: Reprodução/Palestina/Divulgação via REUTERS)
(Imagem: Reprodução/Palestina/Divulgação via REUTERS)

“O conselho tem a obrigação de assegurar que qualquer ação que tomarmos nos próximos dias aumente a pressão para que o Hamas aceite a proposta.”

Finclass Vitalício Quadrado

EUA e Israel são contra um cessar-fogo, que dizem beneficiar somente o Hamas. Em vez disso, Washington apoia pausas no conflito para proteger civis e libertar os reféns levados pelo grupo palestino para dentro do enclave.

Para ser adotada, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU precisa ter pelo menos nove votos favoráveis e nenhum veto de Estados Unidos, Reino Unido, França, China ou Rússia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.