Home Economia EUA estão humilhados como no Vietnã, diz Rússia sobre Ucrânia

EUA estão humilhados como no Vietnã, diz Rússia sobre Ucrânia

A Rússia dará “uma resposta incondicional e resoluta” à iniciativa dos EUA de se envolverem mais na guerra da Ucrânia, disse uma porta-voz

por Reuters
3 min leitura
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova

A Rússia disse neste domingo que o apoio dos parlamentares norte-americanos com mais 60,84 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia mostrou que Washington estava se aprofundando em uma guerra híbrida contra Moscou que terminaria em humilhação equivalente à dos conflitos do Vietnã ou Afeganistão. 

A invasão em grande escala da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin em 2022 desencadeou as piores consequências nas relações entre a Rússia e o Ocidente desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, de acordo com diplomatas russos e norte-americanos.

Pacote de ajuda à Ucrânia

No sábado, os EUA aprovaram com amplo apoio bipartidário um pacote legislativo de US$ 95 bilhões que fornece assistência de segurança a Ucrânia, Israel e Taiwan, apesar das duras objeções de alguns republicanos de extrema-direita.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que estava claro que os Estados Unidos queriam que a Ucrânia “lutasse até o último ucraniano”, inclusive com ataques a territórios soberanos russos e a civis.

“A imersão cada vez mais profunda de Washington na guerra híbrida contra a Rússia se transformará num fiasco ruidoso e humilhante para os Estados Unidos, como o Vietnã e o Afeganistão”, disse Zakharova.

A Rússia, disse ela, dará “uma resposta incondicional e resoluta” à iniciativa dos EUA de se envolverem mais na guerra da Ucrânia.

A legislação segue agora para o Senado de maioria democrata, que aprovou uma medida semelhante há mais de dois meses. Os líderes dos EUA, desde o presidente democrata Joe Biden até o principal republicano do Senado, Mitch McConnell, têm pressionado o presidente republicano da Câmara, Mike Johnson, a levar o assunto à votação.

Espera-se que o Senado aprove a medida na próxima semana, enviando-a a Biden para sancioná-la.

Nesta semana, Johnson resolveu ignorar ameaças de ser derrubado do cargo por membros linha-dura da sua dividida maioria de 218 a 213 votos, e avançou com o projeto que inclui cerca de 60,84 bilhões de dólares para a Ucrânia, em um momento no qual o país passa por dificuldades para responder à invasão russa, que já ultrapassa os dois anos de duração.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.