A Ucrânia e os Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento segundo o qual Kiev receberá até 522 milhões de dólares para fortalecer a resiliência do sistema energético ucraniano, informou a embaixada dos EUA na Ucrânia.
A Ucrânia receberá 422 milhões de dólares em nova assistência energética e outros 100 milhões de dólares estarão sujeitos à implementação de certas medidas, incluindo reformas, disse a embaixada em um comunicado divulgado no domingo.
Um dos objetivos é ajudar a Ucrânia a restaurar a infraestrutura crítica, segundo a embaixada, após os ataques aéreos russos a usinas de energia e transformadores que deixaram milhões de pessoas sem eletricidade em alguns momentos no inverno passado.
A Ucrânia realizou amplos reparos desde então, mas autoridades alertaram sobre novos ataques neste inverno e a Rússia atacou instalações de energia em toda a Ucrânia na semana passada.
O memorando também tem como objetivo ajudar a Ucrânia a trabalhar para a reforma do setor de energia e sua transição, após a guerra com a Rússia, para uma economia de energia competitiva e de baixo carbono integrada à União Europeia, disse a embaixada dos EUA.