Home Empresas EUA investiga a Waymo sobre incidentes de veículos autônomos

EUA investiga a Waymo sobre incidentes de veículos autônomos

A agência pediu à Waymo que respondesse a uma série de perguntas até 11 de junho sobre os incidentes e cobrou vídeos de todos os incidentes

por Reuters
0 comentário

A agência norte-americana de segurança de tráfego rodoviário NHTS disse nesta sexta-feira que tomou conhecimento de nove incidentes adicionais que levantam preocupações sobre o desempenho dos veículos autônomos da Waymo, empresa da controladora do Google (GOOGGOOGL), a Alphabet .

No início deste mês, o órgão regulador de segurança automotiva dos EUA abriu uma investigação após 22 relatos sobre violações de leis de trânsito por parte de seus táxis sem motorista ou envolvendo “comportamento inesperado” dos veículos, incluindo 17 colisões.

Em uma carta para a Waymo divulgada nesta sexta-feira, a NHTSA disse que tomou conhecimento de outros nove incidentes semelhantes.

A agência disse que vários incidentes sob investigação “envolveram colisões com objetos claramente visíveis que um motorista competente deveria evitar”.

A NHTSA disse que “os relatos incluem colisões com objetos fixos e semi-estacionários, como portões e correntes, colisões com veículos estacionados e casos em que o sistema de direção automatizada pareceu desobedecer dispositivos ou regras de trânsito.

A agência pediu à Waymo que respondesse a uma série de perguntas até 11 de junho sobre os incidentes e cobrou vídeos de todos os incidentes.

A Waymo não comentou o assunto nesta sexta-feira.

A NHTSA disse estar preocupada com o fato de os veículos autônomos da Waymo “exibirem comportamentos de direção inesperados que podem aumentar o risco de acidentes, danos à propriedade e ferimentos” e acrescentou que vários incidentes ocorreram “nas proximidades de outros usuários da estrada, incluindo pedestres”.

A investigação é o primeiro estágio antes que a agência possa exigir um recall se acreditar que os veículos representam um risco não razoável à segurança.

Essa é a mais recente de uma série de investigações abertas pela NHTSA sobre o desempenho de veículos autônomos, depois de ter iniciado investigações sobre veículos da Cruise, da General Motors, e da Zoox, da Amazon.com.

Em fevereiro, a Waymo fez o recall de 444 veículos autônomos após duas pequenas colisões em rápida sucessão no Arizona, dizendo que um erro de software poderia fazer com que os veículos automatizados previssem de forma imprecisa o movimento de um veículo rebocado.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.