Home Empresas EUA oferecem US$ 12 bi a montadoras e fornecedores para transição para veículos elétricos

EUA oferecem US$ 12 bi a montadoras e fornecedores para transição para veículos elétricos

O governo também oferecerá 3,5 bilhões de dólares em financiamento para fabricantes locais de baterias, disse Granholm

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Joenomias/Pixaba

O governo Biden está oferecendo 12 bilhões de dólares em subsídios e empréstimos para montadoras e fornecedores modernizarem suas fábricas para produção de veículos elétricos e outros veículos avançados, disse a secretária de Energia, Jennifer Granholm, nesta quinta-feira.

“Enquanto fazemos a transição para veículos elétricos, queremos garantir que os trabalhadores possam fazer essa transição no local, que nenhum trabalhador, nenhuma comunidade fique para trás”, disse Granholm, ex-governadora do Estado norte-americano de Michigan, com forte presença da indústria automotiva, a repórteres em uma teleconferência.

Acelerar subsídios e outros incentivos para financiar a conversão de fábricas de automóveis existentes para a produção de veículos elétricos pode ajudar a Casa Branca a amenizar as críticas de montadoras e do sindicato dos trabalhadores em montadoras UAW em relação às regras ambientais propostas destinadas a inaugurar uma era dos veículos elétricos.

O UAW alertou que uma mudança rápida pode colocar em risco milhares de empregos em Estados como Michigan, Ohio, Illinois e Indiana.

Na semana passada, os membros do UAW votaram a favor de autorizar uma greve nas três maiores montadoras de Detroit se um acordo sobre salários e planos de pensão não for alcançado antes do vencimento do contrato atual, em 14 de setembro.

“Não sei se isso terá impacto nas negociações coletivas”, disse Granholm, acrescentando que o governo conversou com montadoras, trabalhadores do setor e comunidades.

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse em um comunicado que “construir uma economia de energia limpa pode e deve proporcionar uma oportunidade de ganha-ganha para as empresas automotivas e trabalhadores sindicalizados que têm ancorado a economia norte-americana por décadas”.

Não haverá requisitos de trabalho específicos para as empresas obterem o financiamento, mas projetos com melhores condições de trabalho terão maior chance de receber o financiamento, disse uma autoridade do Departamento de Energia dos Estados Unidos na teleconferência.

O governo também oferecerá 3,5 bilhões de dólares em financiamento para fabricantes locais de baterias, disse Granholm.

Do total de recursos, 2 bilhões de dólares em subsídios virão da Lei de Redução da Inflação, aprovada pelos democratas no ano passado, e 10 bilhões de dólares em empréstimos provirão do Departamento de Programas de Empréstimos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.