Home Economia e Política EUA: situação no Mar do Sul da China é preocupante

EUA: situação no Mar do Sul da China é preocupante

As recentes ações da China na hidrovia disputada foram "profundamente desestabilizadoras", diz um Secretário de Estado assistente dos EUA

por Reuters
0 comentário
Navios da Guarda Costeira chinesa disparam canhões de água contra navio de reabastecimento filipino Unaizah, no Mar do Sul da China
Navios da Guarda Costeira chinesa disparam canhões de água contra navio de reabastecimento filipino Unaizah, no Mar do Sul da China (Imagem: REUTERS/Adrian Portugal)

O Secretário de Estado assistente dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e do Pacífico, Daniel Kritenbrink, disse neste sábado que a situação no Mar do Sul da China é profundamente preocupante, e afirmou que as recentes ações da China na hidrovia disputada foram “profundamente desestabilizadoras”.

Kritenbrink fez os comentários durante visita a Hanói, em meio ao aumento da tensão com as Filipinas no Mar do Sul da China, onde o Vietnã também é um dos reclamantes.

“Acreditamos que as ações, particularmente suas ações recentes, em torno do Second Thomas Shoal, em relação às Filipinas, têm sido irresponsáveis, agressivas, perigosas e profundamente desestabilizadoras”, disse Kritenbrink a jornalistas em Hanói, cuja gravação foi analisada pela Reuters.

“Continuaremos ao lado de nossos aliados filipinos”, disse Kritenbrink, acrescentando que Washington deixou claro para Pequim, tanto pública quanto privadamente, que as obrigações do tratado de defesa mútua que tem com as Filipinas são “rígidas”.

China agressiva

Na sexta-feira, autoridades filipinas disseram que não consideraram a possibilidade de invocar o tratado de defesa mútua com os EUA após acusar a China de interromper agressivamente uma missão de reabastecimento no disputado Mar do Sul no início deste mês.

O Ministério das Relações Exteriores da China contestou o relato das Filipinas, com um porta-voz dizendo na quinta-feira que as medidas necessárias tomadas foram legais, profissionais e irrepreensíveis.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.