Home Economia e Política Exercícios da Otan mostram preparação para possível conflito, diz Rússia

Exercícios da Otan mostram preparação para possível conflito, diz Rússia

"Temos que admitir que a Otan está se preparando seriamente para um 'conflito potencial' conosco", disse uma porta-voz

por Reuters
0 comentário

Os exercícios militares de quatro meses da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto das fronteiras da Rússia, conhecidos como Steadfast Defender, são prova de que a aliança está se preparando para um possível conflito com a Rússia, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo neste sábado.

A porta-voz, Maria Zakharova, rejeitou as acusações feitas pela Otan nesta semana de que a Rússia está envolvida em ataques híbridos contra seus Estados-membros, dizendo que se tratava de “desinformação” enganosa para distrair as pessoas das atividades da aliança.

Em comunicado, ela afirmou que foi a Otan que travou uma guerra híbrida com a Rússia ao apoiar a Ucrânia com armas, inteligência e finanças.

Rússia: conflito potencial

“Neste momento, o maior exercício da Otan desde a Guerra Fria, o Steadfast Defender, está ocorrendo próximo às fronteiras da Rússia. De acordo com seu cenário, as ações da coalizão contra a Rússia estão sendo praticadas usando todos os instrumentos, incluindo armas híbridas e convencionais”, disse ela em um comunicado.

Maria Zakharova
Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)

“Temos que admitir que a Otan está se preparando seriamente para um ‘conflito potencial’ conosco.”

As relações entre a Rússia e o Ocidente estão em seu ponto mais hostil em décadas após o início do conflito militar da Rússia na Ucrânia em 2022.

Ao anunciar o início dos exercícios em janeiro, a Otan disse que 90.000 soldados participariam, ensaiando como as tropas dos Estados Unidos poderiam reforçar os aliados europeus em países que fazem fronteira com a Rússia e no flanco oriental da aliança, caso um conflito se desencadeasse. Os treinos, o maior exercício da aliança desde a Guerra Fria, estão programados para acontecer até maio.

Na época, a Rússia disse que os exercícios marcavam um “retorno irrevogável” da aliança aos esquemas da Guerra Fria.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.