A atividade de serviços da China expandiu a um ritmo ligeiramente mais rápido em julho, sustentada por um salto nos negócios na temporada de viagens de verão, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira, compensando parcialmente o impacto da fraqueza na indústria.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 54,1 em julho, de 53,9 em junho, marcando expansão da atividade no setor de serviços pelo sétimo mês consecutivo. A marca de 50 pontos separa expansão de contração da atividade.
Os dados contrastaram com uma pesquisa oficial na segunda-feira, que mostrou que a atividade de serviços continuou a diminuir. Analistas disseram que as diferentes composições das empresas pesquisadas e metodologias podem explicar a divergência.
A segunda maior economia do mundo teve uma recuperação sólida no primeiro trimestre depois que as rígidas restrições contra a Covid foram repentinamente removidas no final do ano passado, mas a recuperação enfraqueceu rapidamente nos últimos meses, à medida que a demanda doméstica e externa enfraquece.
As autoridades lançaram uma série de medidas nas últimas semanas para apoiar a recuperação, embora os detalhes sejam escassos e os investidores esperem mais por vir.
“Em termos de políticas, as principais prioridades ainda devem ser garantir empregos, estabilizar as expectativas e aumentar a renda familiar”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.
As empresas disseram que condições operacionais melhores, maior número de clientes e lançamentos de novos produtos impulsionaram as vendas no início do terceiro trimestre, de acordo com a pesquisa privada. O subíndice de novos negócios acelerou em relação a junho, mas ainda ficou abaixo da média da série.
Analistas disseram que as viagens de verão poderiam ter ajudado com o consumo relacionado, embora as vendas de alguns itens caros tenham permanecido mornas, tornando o quadro de julho das vendas no varejo misto.
O PMI composto da Caixin/S&P, que inclui tanto a atividade industrial quanto a de serviços, caiu para 51,9 de 52,5 em junho, marcando o sétimo mês consecutivo de expansão. No entanto, a taxa de crescimento foi a mais fraca registrada desde janeiro.