Home Comprar ou Vender O mercado está fugindo do cisne negro comprando ouro e Bitcoin; entenda

O mercado está fugindo do cisne negro comprando ouro e Bitcoin; entenda

O ouro tem uma correlação positiva com o gráfico Bitcoin nesse ano (até agora) e vem mostrando um bom diversificador de carteira

por Gabriel Fauth
3 min leitura
Cisne Negro

Desde o início do ano, o mercado vem precificando o tão sonhado corte de juros nos EUA. Isso não é novidade. Sem tentar adivinhar quando isso pode acontecer, sabemos que o Federal Reserve está olhando atentamente para os dados para saber quando é o melhor momento de cortar. Assim como para os investidores, o momento de decidir é crucial.

Visto que já está um tanto claro (até o momento) que o juro irá cair, só não sabemos como, vemos constantemente a taxa do Treasuries de 10 anos (T10) caindo cada vez mais para baixo, e a PU do título ganhando força: fez fundo em 109 8/32, meados de 4,35% da taxa.

Mas por que o ouro está ganhando força com a expectativa de corte de juros?

Essa pergunta é relevante porque o ouro não é um ativo que paga rendimento, diferente do título da dívida pública, fazendo o T10 ser bem mais atrativo. Em um cenário de mercado normal, os players sairiam do ouro para comprar título, mas vemos o oposto, compra de título e compra de ouro.

Eu não sou dono da verdade e busco constantemente me afastar de certezas ao investir, mas sinto que existem dois fatores que dão força ao ouro.

O ouro é o hedge natural de todos os fundos, eles compram ouro na medida que compram ações. Com o advento do IA e a ascensão das chip makers, o mercado entrou em um FOMO e vem tomando risco absurdo, fazendo máximas nos índices de referência, S&P, Nasdaq e Dow Jones futuros, para proteger a carteira de um cisne negro, os fundos enchem a mão no ouro.

E o segundo fator? Bitcoin. Sim, o bitcoin é o irmão renegado (que agora tirou o diploma e ta todo mundo aplaudindo) que serve como hedge descentralizado pela sua natureza e pelo seus fundamentos neste ano. O ouro tem uma correlação positiva com o gráfico Bitcoin nesse ano (até agora) e vem mostrando um bom diversificador de carteira, agora muito facilitado por ETFs.

Deveria me preocupar?

Sempre. Não estou prevendo bolha, acho que a IA é bem sustentada. Não acho que os índices americanos estão overpriced, na verdade, eles tem múltiplos concentrados, sim. A minha preocupação é a centralização no MAG7 e principalmente no MAG3 (NVIDIA, META e MSFT). Como fica as exportações de Chips se o Trump levar a eleição? Como ficam as leis de privacidade as inteligências generativas? Como ficam as tarifas de importações de carros chineses?

Essas são três perguntas que não temos resposta e pesam no bolso de muita gente que PRECISA ter ouro mesmo pagando carrego para se proteger.

Blackbull Markets

Dólar Subvalorizado? Influência dos democratas nos planos de redução das taxas de Powell

O Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, está programado para apresentar seu testemunho de política monetária semestral à câmara e ao Senado a partir desta quarta-feira. O mercado procurará que Powell forneça um prazo mais específico para os cortes nas taxas de juro.

Atualmente, o mercado está precificando em três cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve este ano, com o primeiro previsto para junho. No entanto, é provável que o mercado fique desapontado, com Powell mantendo a boca fechada e ecoando os sentimentos de outras autoridades do Fed, sugerindo que o primeiro corte nas taxas pode ocorrer “ainda este ano.”

Embora o mercado possa estar decepcionado com a falta de um calendário claro, provavelmente não tomará nenhuma notícia como boa notícia e não terá motivos para alterar a sua previsão para qualquer momento posterior a junho. Isso poderia estar subvalorizando o dólar americano, já que o mercado tem vista para “mais alto por ainda mais tempo”. Quando o mercado finalmente chegar a um acordo com isso, as metas para um USD mais forte podem incluir os níveis designados no gráfico.

O que poderia quebrar os lábios apertados de Powell é a pressão dos Democratas, que poderiam Defender cortes nas taxas de juros para apoiar a força da economia em um ano eleitoral.

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra, nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.