Finclass Vitalício Topo Desktop
Home EconomiaAgronegócio Exportação de soja do Brasil avança no início do mês, diz Secex

Exportação de soja do Brasil avança no início do mês, diz Secex

Na semana passada, a Anec havia estimado que os embarques de soja teriam queda de mais de 10% em março

por Reuters
3 min leitura
Soja

A exportação de soja do Brasil até o dia 9 de março mostrou força na comparação com o mesmo mês do ano passado, com os embarques subindo 5,2%, indicou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

Finclass Vitalício Quadrado

Pela média diária, segundo a Secex, a exportação brasileira somou 605,9 mil toneladas, versus 575,7 mil toneladas de março do ano passado, que foi um mês de grandes embarques para o Brasil.

A programação de navios nos portos brasileiros indica a possibilidade de março deste ano bater o volume do mesmo período do ano passado.

Segundo relatório desta segunda-feira da agência marítima Cargonave, a programação de navios, se cumprida, poderia resultar em exportações de 14,5 milhões de toneladas, ante 14,44 milhões em março do ano passado.

Os grandes volumes de soja esperados acontecem com o desenvolvimento da colheita, que já supera 50% da área total, e com produtores participando mais dos negócios para fazer caixa e pagar contas, apontou nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado.

Apesar da expectativa de queda produção da oleaginosa ante o recorde do ano passado, o Brasil ainda deve ter a segunda maior colheita da história nesta safra.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)

Até o dia 9, segundo a Secex, o Brasil já havia embarcado 3,63 milhões de toneladas, ante 13,2 milhões de toneladas contabilizadas pela secretaria do governo em todo março do ano passado a Secex não divulga dados comparáveis com a mesma semana do ano anterior.

Finclass Vitalício Quadrado

Na semana passada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) havia estimado que os embarques de soja teriam queda de mais de 10% em março, na comparação com o ano anterior, ainda que a Anec também tivesse citado um “lineu-up” de navios robusto.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.