Home Agronegócio Exportação de soja do Brasil avança no início do mês, diz Secex

Exportação de soja do Brasil avança no início do mês, diz Secex

Na semana passada, a Anec havia estimado que os embarques de soja teriam queda de mais de 10% em março

por Reuters
0 comentário

A exportação de soja do Brasil até o dia 9 de março mostrou força na comparação com o mesmo mês do ano passado, com os embarques subindo 5,2%, indicou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.

Pela média diária, segundo a Secex, a exportação brasileira somou 605,9 mil toneladas, versus 575,7 mil toneladas de março do ano passado, que foi um mês de grandes embarques para o Brasil.

A programação de navios nos portos brasileiros indica a possibilidade de março deste ano bater o volume do mesmo período do ano passado.

Segundo relatório desta segunda-feira da agência marítima Cargonave, a programação de navios, se cumprida, poderia resultar em exportações de 14,5 milhões de toneladas, ante 14,44 milhões em março do ano passado.

Os grandes volumes de soja esperados acontecem com o desenvolvimento da colheita, que já supera 50% da área total, e com produtores participando mais dos negócios para fazer caixa e pagar contas, apontou nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado.

Apesar da expectativa de queda produção da oleaginosa ante o recorde do ano passado, o Brasil ainda deve ter a segunda maior colheita da história nesta safra.

(Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)
(Imagem: Reprodução/Freepik/@Oleksandr Ryzhkov)

Até o dia 9, segundo a Secex, o Brasil já havia embarcado 3,63 milhões de toneladas, ante 13,2 milhões de toneladas contabilizadas pela secretaria do governo em todo março do ano passado a Secex não divulga dados comparáveis com a mesma semana do ano anterior.

Na semana passada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) havia estimado que os embarques de soja teriam queda de mais de 10% em março, na comparação com o ano anterior, ainda que a Anec também tivesse citado um “lineu-up” de navios robusto.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.