Home Agronegócio Exportações de grãos da Ucrânia caem 10,3% em março, para 5,2 mi t

Exportações de grãos da Ucrânia caem 10,3% em março, para 5,2 mi t

Tradicionalmente, a Ucrânia exporta cerca de 95% de seus grãos por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.

por Reuters
0 comentário
Soja

As exportações de grãos da Ucrânia caíram para cerca de 5,2 milhões de toneladas métricas em março, de 5,8 milhões de toneladas em fevereiro, mostraram dados do Ministério da Agricultura na segunda-feira.

O ministério não deu nenhuma explicação para a queda.

No entanto, a associação ucraniana de empresas agrícolas UCAB relacionou o declínio ao bombardeio das forças russas no sul da Ucrânia, que interrompeu as operações nos portos marítimos, e ao bloqueio das exportações terrestres por manifestantes poloneses.

As exportações de grãos da Ucrânia no acumulado da temporada de comercialização 2023/24 (julho a junho) caíram para cerca de 34,9 milhões de toneladas, em comparação com 38 milhões no ano anterior, segundo os dados.

As exportações até agora nesta temporada incluíram 13,8 milhões de toneladas de trigo, 18,8 milhões de toneladas de milho e 1,96 milhão de toneladas de cevada.

A UCAB disse que um total de 7,2 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram exportados da Ucrânia em março, 10,2% a menos do que no mês anterior.

O volume do mês passado também incluiu 445,3 mil toneladas de sementes oleaginosas e 651,1 mil toneladas de óleos vegetais, informou.

Além da interrupção causada por bombardeios e protestos, a UCAB disse que os fatores adicionais para a queda de março incluíram grandes volumes de exportação nos meses anteriores, reduzindo os estoques de passagem e os preços baixos no mercado global para todos os tipos de grãos e sementes oleaginosas.

Tradicionalmente, a Ucrânia exporta cerca de 95% de seus grãos por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.