Home Agronegócio Exportações de grãos da Ucrânia caíram para 13,7 mi t até agora em 2023/24, diz ministério

Exportações de grãos da Ucrânia caíram para 13,7 mi t até agora em 2023/24, diz ministério

Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro

por Reuters
0 comentário

As exportações de grãos da Ucrânia caíram para cerca de 13,7 milhões de toneladas até o momento na temporada de comercialização de julho a junho de 2023/24, mostraram dados do Ministério da Agricultura ucraniano nesta quarta-feira.

O ministério disse que até 9 de dezembro do ano passado, a Ucrânia havia exportado quase 19 milhões de toneladas de grãos.

A Ucrânia exportou 3,86 milhões de toneladas de grãos em novembro, incluindo 1,3 milhão de toneladas de trigo e 2,4 milhões de toneladas de milho, mostraram os dados.

O sindicato dos comerciantes UGA disse que as exportações ucranianas combinadas de grãos e sementes oleaginosas subiram para 4,5 milhões de toneladas em novembro, de 3,5 milhões de toneladas em outubro, em grande parte porque o país tem aumentado ativamente seus embarques por meio de uma rota de transporte alternativa.

O volume exportado nesta temporada inclui 6,1 milhões de toneladas de trigo, 6,6 milhões de toneladas de milho e 889.000 toneladas de cevada.

Na temporada anterior, até 9 de dezembro, a Ucrânia havia exportado 7,2 milhões de toneladas de trigo, 10,2 milhões de toneladas de milho e 1,5 milhão de toneladas de cevada.

O ministério disse que os comerciantes exportaram 626.000 toneladas de grãos até agora em dezembro, em comparação com 1,1 milhão de toneladas até 9 de dezembro de 2022.

Tradicionalmente, a Ucrânia envia a maior parte de suas exportações por meio de seus portos de águas profundas do Mar Negro.

O governo da Ucrânia espera uma colheita de 79 milhões de toneladas de grãos e sementes oleaginosas em 2023, com seu excedente exportável para 2023/24 totalizando cerca de 50 milhões de toneladas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.