As exportações combinadas de grãos e sementes oleaginosas da Ucrânia aumentaram para 3,1 milhões de toneladas de 1 a 15 de fevereiro, de 2,2 milhões de toneladas no mesmo período de janeiro, disse o sindicato dos comerciantes ucranianos UGA nesta terça-feira.
A Ucrânia é uma grande produtora e exportadora de grãos, mas suas colheitas e exportações caíram desde que a Rússia invadiu o país em 2022 e ocupou uma parte significativa do território.
Os dados da UGA mostram que os embarques de 1º a 15 de fevereiro incluíram 1,5 milhão de toneladas de milho, quase 1,1 milhão de toneladas de trigo, 130 mil toneladas de cevada, 152 mil toneladas de soja, 191 mil toneladas de colza e um pequeno volume de sementes de girassol.
No mesmo período de janeiro, a Ucrânia exportou 1,17 milhão de toneladas de milho, 609 mil toneladas de trigo, 137 mil toneladas de cevada, 149 mil toneladas de soja e 151 mil toneladas de sementes de colza, informou a UGA.
Autoridades ucranianas disseram no mês passado que as exportações marítimas em janeiro poderiam ser afetadas pela crise no Mar Vermelho, já que uma parte significativa dos embarques foi direcionada para a Ásia.
No entanto, a associação de negócios agrícolas UCAB, com sede em Kiev, disse que as exportações gerais de alimentos da Ucrânia totalizaram 7,7 milhões de toneladas em janeiro, uma queda de apenas 0,3% em relação a dezembro.
A UCAB disse que as exportações em janeiro incluíram 5,3 milhões de toneladas de grãos, 765.000 toneladas de sementes oleaginosas, 664.500 toneladas de óleos vegetais, bem como outros alimentos.