Home Economia e Política Extrema direita da Alemanha tem fortes ganhos em votação na UE

Extrema direita da Alemanha tem fortes ganhos em votação na UE

Os resultados vieram em linha com uma esperada mudança mais ampla para a direita no Parlamento Europeu em todo o bloco de 450 milhões de cidadãos

por Reuters
0 comentário

A Alternativa para a Alemanha, de extrema direita, obteve ganhos sólidos e ficou em segundo lugar nas eleições europeias de domingo, de acordo com as primeiras pesquisas de boca de urna, um resultado que, se confirmado, ressaltaria a resiliência do partido antes das eleições federais do próximo ano.

A previsão surge num momento em que o panorama partidário da Alemanha sofre a sua maior reviravolta em décadas, com novos partidos populistas competindo para ocupar o espaço desocupado pelos partidos tradicionais, cada vez mais encolhidos, que dominam desde a reunificação em 1990.

A AfD obteve um recorde de 16,5% dos votos no domingo, de acordo com uma pesquisa de saída publicada pela emissora estatal ARD – menos do que os 22% que obteve em fevereiro, mas ainda 5,5 pontos percentuais a mais do que nas últimas eleições da UE em 2019 e mais do que os três partidos da coligação do chanceler Olaf Scholz.

Os resultados vieram em linha com uma esperada mudança mais ampla para a direita no Parlamento Europeu em todo o bloco de 450 milhões de cidadãos.

A AfD aproveitou as frustrações com a coligação de Scholz, cujo apoio diminuiu desde que tomou posse no final de 2021, à medida que enfrenta múltiplos desafios da guerra na Ucrânia e dos serviços estatais sobrecarregados pelo aumento da migração até uma crise de custo de vida.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.