Home Finanças Pessoais Faça o controle dos seus gastos no momento em que eles são realizados

Faça o controle dos seus gastos no momento em que eles são realizados

por Redação Dinheirama
0 comentário

Sim, você já conhece a velha e simples regra áurea de uma vida financeira equilibrada e sustentável: gastar menos do que se ganha, e investir. Se é tão simples e claro, porque tanta gente não faz e termina em apuros?

Há muitos motivos, mas o maior deles é o descontrole, ou desorganização financeira. Para se gastar menos do que se ganha, é preciso saber:

  • Quanto está sendo gasto (valor monetário);
  • Onde está sendo gasto (o que foi comprado);
  • Quando está sendo gasto (o dia em que foi feito).

Uma listagem simples com estas 3 informações, feitas durante o período de 1 mês já seria suficiente para começar a arrumar o caos financeiro em que muitos se encontram.

O problema principal: se esquecer de controlar

Dentro da desorganização financeira, o maior desafio reside em NÃO esquecer de lançar os gastos realizados. Todos os dias esse registro precisa ser feito.

Pense numa empresa, independente de seu tamanho. Tudo o que ela compra e vende, precisa ser registrado. Isso normalmente ocorre através de softwares de gestão e outras ferramentas similares.

Uma má gestão nesses controles de receita (vendas) e despesa (custos) pode colocar a empresa na rota da falência. Aliás, esse também é o motivo pelo qual muitas empresas “quebram”.

Crie o hábito de controlar as receitas e as despesas

Mas como aprender a registrar cada gasto no momento da compra? Criando o hábito de fazê-lo. No começo será mais difícil, mas se você insistir nesse procedimento por cerca de 30 dias, já estará fixando esta tarefa em sua mente e rotina.

Você pode fazer isso utilizando um caderno de bolso, para as anotações. Como hoje em dia praticamente todo mundo tem um smartphone, você também pode dispensar o caderninho e utilizar um aplicativo de controle.

Já temos convidado você a utilizar o Dinheirama Organizze, que é o nosso aplicativo recomendado para você fazer o controle de suas finanças pessoais. Ele tem uma versão gratuita e outra paga, para você decidir qual se encaixa melhor nas suas necessidades.

Utilizando o aplicativo, a criação deste hábito de controle será ainda mais rápido, pois você irá associar o momento da compra, com o uso do smartphone.

É muito simples, não precisa de papel e caneta, e o mais legal é que você lança o suas receitas, e a cada gasto o aplicativo te mostra na tela principal quanto você ainda tem de saldo restante:

Faça o controle dos seus gastos no momento em que eles são realizados

Nestes exemplos acima, numa situação, o saldo ainda estava positivo, mas na outra, já havia um “estouro” no orçamento… Nesses casos, é hora de pisar no freio, ou de buscar aumentar a fonte de renda (e não vale dar desculpas, pois você colherá as dores de gastar mais do que ganha).

Gostou? Então clique aqui para saber mais detalhes sobre o aplicativo.

Fica mais uma vez esta dica sobre algo tão importante. Ter educação financeira não é sinônimo de ser rico (embora seja o melhor caminho para isso), mas sim de ter uma vida financeira equilibrada e sustentável!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.