Home Ciência e Tecnologia Fapesp anuncia reajuste de bolsas em até 45%

Fapesp anuncia reajuste de bolsas em até 45%

A Fapesp, perfeitamente alinhada a essa visão do governo, preocupada com a desmotivação dos jovens para a pesquisa científica e com a sensível fuga de cérebros do país

por Agência Brasil
3 min leitura

O valor das bolsas de doutorado, p√≥s-doutorado, mestrado e inicia√ß√£o cient√≠fica da Funda√ß√£o de Amparo √† Pesquisa do Estado de S√£o Paulo (Fapesp) ter√° reajuste, de acordo com an√ļncio do Conselho Superior da institui√ß√£o.

O conselho decidiu também garantir aos bolsistas de pós-doutorado o ressarcimento do dispêndio com previdência social.

O objetivo, de acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, é estimular a ciência, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

‚ÄúA Fapesp, perfeitamente alinhada a essa vis√£o do governo, preocupada com a desmotiva√ß√£o dos jovens para a pesquisa cient√≠fica e com a sens√≠vel fuga de c√©rebros do pa√≠s, promoveu a revis√£o dos valores das bolsas que ela oferece. Com isso, esperamos atrair mais talentos para a pesquisa cient√≠fica e tecnol√≥gica, assim como ret√™-los no nosso Estado‚ÄĚ, explicou.

Os novos valores entram em vigor a partir de 1¬ļ agosto e est√£o dispon√≠veis no site da Fapesp.

Por meio de nota, o Conselho Superior da Fapesp disse que uma das miss√Ķes centrais da entidade continua sendo a forma√ß√£o de pessoal qualificado e que entende que o momento de incertezas que cercam o futuro da atividade cient√≠fica no pa√≠s exige a√ß√Ķes eficazes para preservar a continuidade da forma√ß√£o de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de ci√™ncia, tecnologia e inova√ß√£o no estado e no pa√≠s.

‚ÄúDiversas iniciativas ser√£o necess√°rias para alcan√ßar esse objetivo, entre elas, garantir valores de bolsas mais atrativos e competitivos, al√©m de cobertura previdenci√°ria para os pesquisadores que conclu√≠ram o doutorado. Esse importante passo faz parte de um programa de reten√ß√£o e atra√ß√£o internacional de talentos para o Estado de S√£o Paulo, especialmente voltado para a nova gera√ß√£o de pesquisadores e empreendedores‚ÄĚ, diz a nota.

Veja o documento:

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.