Home Economia e Política FBI está preocupado com possível ataque coordenado nos EUA após massacre na Rússia

FBI está preocupado com possível ataque coordenado nos EUA após massacre na Rússia

O FBI está cada vez mais aflito com a possibilidade de um ataque mais coordenado

por Reuters
0 comentário
Agente do FBI em Nova York (Imagem: REUTERS/Carlo Allegri)

O FBI está preocupado com a possibilidade de um ataque coordenado nos Estados Unidos semelhante ao que matou dezenas de pessoas em uma casa de shows na Rússia no mês passado, de acordo com declarações que o diretor da agência planeja dar a um painel da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira.

“Ao relembrar minha carreira na aplicação da lei, seria difícil pensar em uma época em que tantas ameaças à nossa segurança pública e nacional fossem tão elevadas de uma só vez”, dirá Christopher Wray aos parlamentares durante uma audiência sobre orçamento. “Mas esse é o caso enquanto estou sentado aqui hoje.”

O ataque de 22 de março a uma casa de shows no subúrbio de Moscou matou pelo menos 144 pessoas, o mais letal na Rússia em 20 anos. Um ramo do grupo militante Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade, mas o presidente russo, Vladimir Putin, sem citar evidências, tem procurado culpar a Ucrânia.

As autoridades norte-americanas têm se preocupado com a possibilidade de um ataque realizado por um indivíduo ou um pequeno grupo inspirado pela guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas em Gaza. Mas o FBI está cada vez mais aflito com a possibilidade de um ataque mais coordenado após o massacre em um show na Rússia, dirá Wray durante o depoimento.

Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque
Casa de shows perto de Moscou é alvo de ataque (Imagem: 22/03/2024 REUTERS/Maxim Shemetov)

Uma preocupação cada vez maior “é a possibilidade de um ataque coordenado aqui na pátria, semelhante ao ataque do ISIS-K que vimos casa de shows russa há algumas semanas”, ele alertará.

Wray também planeja pressionar os parlamentares a renovar um programa de vigilância dos EUA que deve expirar neste mês, chamando-o de uma ferramenta indispensável contra os adversários do país.

Uma modesta revisão desse programa foi bloqueada na Câmara na quarta-feira, em meio a preocupações de membros de ambos os partidos de que ele não foi longe o suficiente para restringir os poderes de vigilância do governo.

“É fundamental para a segurança de nossa nação, e estamos em um momento crítico”, afirmará Wray aos parlamentares.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.