Home Economia Fed bloqueia proposta envolvendo risco climático de órgão de supervisão bancária global, diz Bloomberg

Fed bloqueia proposta envolvendo risco climático de órgão de supervisão bancária global, diz Bloomberg

O BCE, o Fed e o Comitê da Basileia não quiseram comentar a reportagem da Bloomberg

por Reuters
3 min leitura
Inflação, Federal Reserve, Fed

O Federal Reserve bloqueou uma iniciativa de um órgão de fiscalização bancária global para tornar o risco climático um foco das regras financeiras, informou a Bloomberg News nesta quarta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

O Comitê de Supervisão Bancária da Basileia propôs que, a partir de janeiro de 2026, os bancos publicassem informações detalhadas sobre o impacto das mudanças climáticas em seus negócios para ajudar investidores e órgãos reguladores a verificar como os riscos são gerenciados.

O Banco Central Europeu (BCE) também está pressionando para que o comitê proponha ainda que os bancos divulguem suas estratégias para cumprir os compromissos climáticos, mas as autoridades dos EUA citaram preocupações de que o órgão de fiscalização estivesse ultrapassando seu objetivo, segundo a notícia da Bloomberg.

Os membros do comitê incluem bancos centrais e reguladores bancários. Ele redige regras de alto nível para os membros, mas qualquer acordo alcançado na Basileia precisa ser aprovado pelos reguladores e parlamentares em cada jurisdição individual.

O BCE, o Fed e o Comitê da Basileia não quiseram comentar a reportagem da Bloomberg.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.