Home Economia e Política Fed de Powell está mais político, diz UBS

Fed de Powell está mais político, diz UBS

"Powell concentra-se mais em questões com as quais os políticos se preocupam e menos com o que um banqueiro central independente deveria"

por Gustavo Kahil
0 comentário
Jerome Powell
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA (Imagem: REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo)

O mercado espera o depoimento do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, em um comitê do Senado dos EUA, em um momento em que o BC dos EUA está mais “sensível” politicamente, argumenta o UBS.

A partir das 11h, quando Powell falará ao Senado, investidores estarão atentos às indicações do chairman sobre quando começará o ciclo de cortes de juros nos EUA — atualmente precificado para setembro deste ano.

Na quarta-feira, Powell prestará novo depoimento à Câmara dos EUA, mas a expectativa maior recai sobre a fala desta terça ao Senado.

Powell é independente?

Para Paul Donovan, economista-chefe do UBS Global Wealth Management, a questão é se Powell, “que não é economista”, será capaz de responder a quaisquer perguntas perspicazes que possam ser colocadas.

“Se a inflação nos EUA é inferior à da Europa, porque é que a Fed não corta as taxas? Por que enfatizar a dependência dos dados quando os dados não são confiáveis ​​e as políticas funcionam com atraso?”, questiona.

Para ele, o Fed de Powell tornou-se mais sensível politicamente.

“Powell tendeu a concentrar-se mais em questões com as quais os políticos se preocupam e menos com o que um banqueiro central independente deveria preocupar-se. O melhor a esperar hoje é provavelmente o reconhecimento de algumas das fraquezas recentes dos dados e a manutenção da opção de um corte nas taxas em setembro”, pondera Donovan.

A decisão sobre o juro também chega a poucos meses antes das eleiçõs nos EUA, em novembro, em meio ao questionamento sobre a manutenção da candidatura de Joe Biden e fortalecimento do seu rivel, Donald Trump.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.