Home Finan√ßas Pessoais F√©rias escolares e pouco dinheiro no bolso… O que fazer?

F√©rias escolares e pouco dinheiro no bolso… O que fazer?

por Isabella Abreu
0 coment√°rio

Janeiro chegou! O período de férias é sempre uma delícia, mas, após gastos com presentes de Natal e as despesas típicas de início de ano, entreter os filhos fora da escola pode ser um desafio. Saber como garantir o entretenimento das crianças e adolescentes com programas divertidos, diferentes e baratos é a melhor maneira de começar 2016.

Segundo a psicóloga Lívia Borges, nesse momento os pais podem aproveitar para ir na contramão do consumismo, apostando em programas gratuitos e em tempo maior com a família.

Para a especialista, eles ficam muito presos a shopping ou col√īnia de f√©rias, o que acaba deixando poucas op√ß√Ķes para quem tem um poder aquisitivo menor. Por isso, a dica √© usar a criatividade e procurar alternativas culturais gratuitas ou com tarifas reduzidas.

Uma ideia é verificar se em sua cidade a prefeitura ou alguma instituição oferecem atividades esportivas ou eventos culturais que sejam interessantes para a idade de seus filhos.

Esses lugares costumam organizar um dia de lazer com brincadeiras tradicionais como amarelinha, esconde-esconde e pega-pega, que j√° n√£o s√£o t√£o comuns para as crian√ßas atuais, acostumadas com jogos eletr√īnicos.

O importante é movimentar as crianças e tirá-las da frente da TV, do computador e dos celulares, estimulando a convivência com outras pessoas, fazendo novas amizades e conhecendo lugares diferentes. E, o melhor, gastando pouco nestes tempos de dinheiro escasso.

E-book gratuito recomendado: Como falar sobre dinheiro com o seu filho

Confira outras sugest√Ķes:

  • Combine com outros pais de organizar um ch√° de bonecas ou piquenique no parque ou pra√ßa perto de casa;
  • Arrume o arm√°rio de brinquedos e leve o que n√£o se usa mais para uma institui√ß√£o carente;
  • Fa√ßa brinquedos com sucata e produtos recicl√°veis e ensine os pequenos a cuidar do meio ambiente;
  • Ensine seu filho a andar de bicicleta ou patins;
  • Promova uma ca√ßa ao tesouro em casa, espalhe pistas e deixe a crian√ßa explorar os c√īmodos;
  • Organize uma feirinha de troca de brinquedos entre amigos ou vizinhos;
  • Deixe o seu filho ajudar na cozinha, separando os ingredientes para um bolo, por exemplo;
  • Assista a desenhos antigos e cl√°ssicos com seu filho. Converse sobre as aventuras dos personagens e o desfecho das hist√≥rias;
  • Incentive a leitura de hist√≥rias, seja ela feita por voc√™ ou pela pr√≥pria crian√ßa;
  • Estimule seu filho a praticar um esporte em equipe ou ao ar livre.

Janeiro √© um m√™s cheio de compromissos financeiros, um pouco de ‚Äúressaca‚ÄĚ da virada de ano, muito planejamento para o ano que come√ßa, mas √© tamb√©m um per√≠odo em que podemos passar mais tempo com nossas crian√ßas. Aproveite bastante isso!

Leitura recomendada: Festas infantis: diversão de verdade para as crianças ou ostentação dos pais?

Foto ‚ÄúFamily vacation‚ÄĚ, Shutterstock.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.