dinheirama-post-ferramenta-rentabilidade-contrato-futuro-ibovespaVocê está planejando aquela viagem dos sonhos, mas seus investimentos não tiveram a performance aguardada? As estrelas da Bovespa, que são as ações da Petrobrás e da Vale do Rio Doce amargam quedas acentuadas nos últimos 12 meses. Quais são as alternativas no espectro da renda variável para maximizar os ganhos de sua carteira?

Uma ferramenta extraordinária é o contrato futuro de Ibovespa, que consiste na expectativa dos investidores quanto à performance do índice no futuro. Se você acha que o Ibovespa se valorizará, então poderá assumir posições compradas; caso a perspectiva seja negativa, poderá vender contratos para lucrar com a desvalorização.

No contrato cheio, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real, ou seja, se você comprá-lo no patamar de 50.000 pontos terá que desembolsar 50.000 reais mais a margem de garantia e taxas cobradas. No mini-índice, cada ponto vale apenas 0,20 real, o que torna o derivativo muito mais acessível para os pequenos investidores.

Como o Ibovespa é composto por uma carteira teórica com as ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, aplicar nesse derivativo significa investir nas empresas cujas ações têm os maiores níveis de liquidez e volume financeiro do mercado acionário nacional, dentre elas a Petrobrás, Vale do Rio Doce, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Gerdau.

O código de negociação do Ibovespa futuro possui o radical IND somado a uma letra que corresponde ao mês de vencimento (G = Fevereiro, J = Abril, M = Junho, Q = Agosto, V = Outubro e Z = Dezembro), além de dois números relacionados ao ano de vencimento do derivativo.

A negociação exige por parte do investidor o depósito na conta margem da corretora de um valor correspondente a 15% do valor total. Títulos públicos, certificados de depósitos bancários e ações de outras empresas são aceitas como garantia.

O Ibovespa futuro vence na quarta-feira mais próxima do 15º dia de vencimento do contrato. A liquidação é exclusivamente financeira, sendo a posição automaticamente finalizada no dia do vencimento.

Ao final de cada dia, o saldo do titular é atualizado de acordo com os ganhos e perdas auferidos. A partir do segundo dia, a referência se torna o valor do Ibovespa no fechamento do dia anterior, e não mais o valor inicial da aquisição do contrato.

Há a incidência de 15% de imposto de renda sobre o lucro líquido das operações, sendo que em caso de day-trades, ou seja, posições montadas e encerradas no mesmo dia, a alíquota sobe para 20%.

Se você gosta e entende do mercado de capitais e, em momentos como o atual, com o Brasil sofrendo uma amarga combinação de baixo crescimento e pressão inflacionária, investir nesse derivativo apostando num recuo significativo do índice pode ser uma alternativa interessante de investimentos para a sua família – o período de vacas magras para os investidores das blues chips brasileiras deve perdurar por mais tempo.

Foto stock market quotes, Shutterstock.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários