Home Empresas Festival de Parintins: oportunidade para empreender do Amazonas

Festival de Parintins: oportunidade para empreender do Amazonas

O setor de alimentação ainda é o mais ativo no município, alcançando mais de 60 empreendedores do ramo

por Agência Sebrae
0 coment√°rio

Conhecida por ser uma cidade vibrante e com uma rica heran√ßa cultural e natural, Parintins atrai visitantes de todo o mundo, destacando a import√Ęncia das tradi√ß√Ķes do Amazonas e contribuindo significativamente para a economia local.

Situada na Ilha Tupinambarana, no rio Amazonas, o município se prepara para receber mais um Festival de Parintins, caracterizado pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso.

No contexto, é comum que muitos amazonenses aproveitem a temporada para aumentar a renda, criando ou capacitando um negócio.

O Sebrae/AM presta auxílio aos mais de 2.187 negócios na cidade de Parintins, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). 

O setor de alimentação ainda é o mais ativo no município, alcançando mais de 60 empreendedores do ramo.

√Č o caso da Luciana Oliveira, propriet√°ria da Kidel√≠cias da Lu. O empreendimento, que j√° funciona h√° cinco anos, tem se preparado nos √ļltimos meses para o aumento expressivo dos pedidos.

Mas como muitos negócios, a empresa surgiu das necessidades e oportunidades dentro da comunidade, muitas vezes em contextos de escassez de recursos.

Eu havia me separado e estava com uma bebê de colo, estava sem recursos. Eu tinha que encontrar algo que pudesse me dar um retorno para aquele momento.

Trabalhei no porto, na praça dos bois, depois fui vender bolo e salgados na frente da casa da minha mãe. Procurei o Sebrae pra me capacitar, capacitar minha equipe e surgiu a oportunidade de ter um estabelecimento em Parintins.

Hoje, nesse período do festival a demanda aumentou muito e precisei me adaptar para atender todos os pedidos, diz Luciana Oliveira, proprietária da Kidelícias da Lu

Al√©m dos servi√ßos de alimenta√ß√£o, outros setores como: turismo e eventos, educa√ß√£o e log√≠stica ou transporte, est√£o entre os maiores n√ļmeros de empreendimentos existentes na ilha.

De acordo com o Sebrae Amazonas, desde abril deste ano, cerca de 230 donos de negócios já foram instruídos por alguma capacitação oferecida pela instituição. 

A gerente do escrit√≥rio regional de Parintins, Luane Pedreno, destaca que os segmentos s√£o impulsionados principalmente pelo Festival Folcl√≥rico de Parintins e que contribuem para o desenvolvimento econ√īmico da regi√£o.

O Festival de Parintins tem um impacto gigantesco na economia local, e n√£o s√≥ durante os dias festivos, mas tamb√©m nos dias que antecedem a festa. Um reflexo disso √© aumento da procura pela formaliza√ß√£o dos pequenos neg√≥cios e pela busca de treinamentos, orienta√ß√Ķes, consultorias, com a inten√ß√£o de oferecer um servi√ßo de¬†qualidade, diz Luane Pedreno, gerente do escrit√≥rio regional de Parintins

Entre as capacita√ß√Ķes mais oferecidas est√£o:¬†marketing empresarial, vendas, atendimento ao turista e manipula√ß√£o de alimentos.¬†

Para fomentar o empreendedorismo e formalizar os parintinenses, o escritório oferece uma série de serviços para atender as necessidades dos empresários e interessados em criar o próprio negócio.

Para saber mais informa√ß√Ķes, o empreendedor deve procurar a unidade de Parintins, localizada na rua Jo√£o Meireles, 371, no bairro Francesa.

Amazon Poranga Fashion em Parintins

Com a inten√ß√£o tamb√©m de discutir as tend√™ncias emergentes no empreendedorismo e a moda como instrumento de incentivo a uma nova postura frente aos desafios e seus impactos socioambientais na Amaz√īnia, o Sebrae Amazonas ser√° apoio para a 2¬™ edi√ß√£o do Amazon Poranga Fashion.

O evento √© realizado pelo Governo do Amazonas e ocorrer√° no Centro Cultural de Parintins Bumbodromo ‚Äď LICEU, nos dias 27 e 28, a partir das 10h.

A programa√ß√£o contar√° com exposi√ß√Ķes da moda amaz√īnica, mesa redonda sobre ‚ÄúCulturas e Narrativas Origin√°rias na Moda‚ÄĚ, al√©m de oficinas voltadas para no√ß√Ķes de comportamento e express√£o corporal para¬†desfiles.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.