Home Finanças Pessoais Quer ficar rico? Executar é tão importante quanto planejar!

Quer ficar rico? Executar é tão importante quanto planejar!

por Samuel Magalhães
0 comentário

Em artigos anteriores, já falei exaustivamente a respeito do planejamento e sua importância para a vida financeira das pessoas. Mostrei, através de exemplos práticos, de que forma o bom planejamento pode auxiliar a construção de um futuro mais próspero.

Hoje, porém, vou deixar esse tema de lado e falar de algo tão relevante quanto o planejamento: a execução. Planejar é importante, planejar ajuda, mas planejamento sem execução é perda de tempo.

Por isso, senti-me na obrigação de, após tantos artigos dissertando sobre o planejamento, escrever um que abordasse o passo seguinte. Em se tratando de finanças, as pessoas costumam cometer dois erros básicos:

  • O primeiro é não planejar sua vida financeira, seu orçamento, suas decisões de consumo, suas metas e etc.;
  • E o segundo erro é não executar o planejamento quando esse é feito.

Agora me responda: qual a diferença entre não elaborar um plano e elaborar um plano e não executá-lo? Isso mesmo: nenhuma! Quem não coloca em prática aquilo que planejou está fadado a ter os mesmos problemas que aquele que nem sequer se deu a esse trabalho.

Leitura recomendada: Planejamento financeiro, uma condição para ser feliz

Evidentemente, entre o ato de planejar e o de executar esse planejamento existe uma série de variáveis. Muitas vezes, pode ser que as coisas não saiam exatamente como você gostaria.

É bem possível que alguns aspectos fujam do seu controle e que você precise reformular aquilo que já havia planejado, afinal de contas imprevistos surgem em todas as áreas da vida, com as finanças não seria diferente.

Independentemente de qualquer variável, o importante é que você possa efetivamente executar o seu planejamento. Por mais que ele tenha sofrido modificações, por mais que você não possa fazer tudo que deveria, nem da maneira que deveria, o importante é fazer alguma coisa.

Como diria o ditado: “O feito é melhor do que o perfeito”. E já que a perfeição é uma utopia, cabe a nós executar da melhor maneira possível, com os recursos que temos disponíveis, o nosso planejamento. Mas nunca, jamais, em hipótese alguma, abra mão dessa execução.

É possível alcançar o sucesso financeiro sem se planejar, mas impossível alcançá-lo sem pôr a mão na massa. Tentar, errar, aprender, aperfeiçoar e, dessa forma, ir melhorando a gestão da sua vida financeira é fundamental.

Leitura recomendada: 3 Atitudes capazes de mudar sua vida financeira

Se as suas finanças estão uma bagunça, chegou a hora de mudar isso de uma vez por todas. Tire um tempo para colocar a casa em ordem e planejar seu futuro financeiro. Mas não se esqueça: o mais importante é o que virá depois disso, quando você começar, enfim, a realizar aquilo que planejou.

Foto “Running uphill”, Shutterstock.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.