A Fifa não vai considerar a possibilidade de reprogramar seu novo Mundial de Clubes com 32 equipes, informou a entidade máxima do futebol mundial na sexta-feira, depois que o sindicato global de jogadores FIFPRO e a Associação das Ligas Mundiais (WLA) ameaçaram uma ação legal caso os planos não fossem revisados.
FIFPRO e WLA expressaram preocupação com a competição ampliada na semana passada em uma carta endereçada ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, e ao secretário-geral, Mattias Grafstrom.
A carta dizia que o calendário mundial do futebol está “além da saturação” e que as ligas nacionais não conseguem organizar adequadamente suas competições, enquanto os jogadores estão sendo levados além de seus limites, com riscos significativos de lesões.
Em resposta, a Fifa rejeitou as alegações de que a entidade do futebol tomou decisões unilaterais para beneficiar suas competições no calendário internacional.
Na carta vista pela Reuters, Grafstrom afirmou que eles se envolveram regularmente com as partes interessadas relevantes sobre o assunto do Calendário Internacional de Jogos (IMC).
Grafstrom disse que tanto FIFPRO quanto WLA estavam envolvidos em discussões sobre o futuro do calendário em 2021 e 2022.
“Deve-se notar que as opiniões expressas pelo FIFPRO e pela WLA durante o processo de consulta influenciaram o IMC de tal forma que ele ficou mais próximo – e em muitos aspectos substancialmente idêntico – à versão que já estava em vigor anteriormente, em oposição à versão proposta no início da consulta”, escreveu Grafstrom.
“Consequentemente, dificilmente poderia haver uma demonstração mais clara não apenas de que houve uma consulta genuína, mas também de que suas opiniões foram levadas em consideração durante o curso dessa consulta.”
Os princípios para o período do IMC 2025-2030 foram aprovados pelo Conselho da Fifa em dezembro de 2022, enquanto o calendário em si foi aprovado pelo Conselho três meses depois.
No entanto, Grafstrom disse que a Fifa está disposta a se reunir com FIFPRO e WLA para discutir o assunto durante a próxima temporada.
Além do Mundial de Clubes da Fifa, que terá 32 equipes e será sediado nos Estados Unidos no ano que vem, de 15 de junho a 13 de julho, as três competições europeias de clubes serão ampliadas para 36 equipes a partir da próxima temporada.