Home Comprar ou Vender FII “robusto” traz potencial de 31% nas cotas, alerta analista

FII “robusto” traz potencial de 31% nas cotas, alerta analista

Criado em setembro de 2017, o RBRF11 é um fundo de fundos (FOF) que busca gerar renda e ganhos de capital para seus cotistas

por Gustavo Kahil
3 min leitura
FIIs Fundos Imobiliários

O fundo imobiliário (FII) Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11) é uma oportunidade “robusta” para os investidores, avalia a casa de análise Nord Research em uma análise divulgada a clientes neste sábado (20).

A recomendação do analista Marx Gonçalves destaca a gestão experiente do fundo, sua flexibilidade na estratégia de investimentos e o potencial de valorização significativo.

“O RBR Alpha Multiestratégia conta com uma gestão com anos de bagagem no mercado e possui uma tese de investimento muito clara e flexível, conforme os movimentos do mercado,” diz.

Quem é o RBRF11?

Criado em setembro de 2017, o RBRF11 é um fundo de fundos (FOF) que visa gerar renda e ganhos de capital para seus cotistas. Gerido pela RBR Asset Management, uma gestora independente especializada no mercado imobiliário, o fundo investe principalmente em cotas de outros FIIs e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs).

O patrimônio líquido do RBRF11 é de R$ 1,24 bilhão, com uma base de mais de 129 mil cotistas, proporcionando uma boa liquidez com uma média diária de negociação em torno de R$ 2,9 milhões. As taxas de administração e gestão totalizam 1% ao ano sobre o valor de mercado, além de uma taxa de performance de 20% sobre o que exceder o benchmark.

O desempenho ajustado por proventos do fundo desde seu IPO foi de +65,7%, superando o IFIX em 15 pontos percentuais. “A gestão ativa do RBRF11 gerou um belo alpha aos cotistas desde a constituição do fundo,” destaca Gonçalves.

Tese de investimento

O fundo adota quatro estratégias principais:

  • Alpha: Investimento em FIIs de tijolo abaixo do custo de reposição.
  • Beta: Posições táticas em FIIs com dividendos estáveis.
  • CRI: Investimentos em dívidas imobiliárias.
  • Liquidez: Investimentos em fundos de renda fixa com liquidez imediata.

No último mês de junho, 69% dos recursos estavam alocados na estratégia Alpha, 15% em recebíveis, 4% na Beta e 12% em liquidez. A gestão tem aumentado a participação em recebíveis devido à alta taxa Selic, o que pode beneficiar a distribuição do fundo no segundo semestre.

Portfólio

As principais posições do fundo incluem o HGPO11, um FII de lajes corporativas, e o Shopping Eldorado. O fundo também investe no FL2, um FII residencial voltado para locação “short-stay”, proporcionando diversificação de risco.

A Nord Research estima uma valorização potencial de 31% no cenário de retorno ao valor patrimonial, além dos dividendos recebidos. O yield atual do fundo é atrativo, em torno de 8,6%.

O RBRF11 é uma oportunidade robusta para investidores com visão de médio/longo prazo que suportam a volatilidade dos FOFs. “Vejo isso como um grande diferencial do fundo em relação a outros FOFs do mercado,” conclui Gonçalves.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.