Home Estilo de Vida Filme “Batman” de 2022 não foi plagiado, decide juiz dos EUA

Filme “Batman” de 2022 não foi plagiado, decide juiz dos EUA

“Batman” teve Robert Pattinson como Batman, Zoe Kravitz como a Mulher-Gato e Paul Dano como o Charada

por Reuters
3 min leitura
Batmóvel visto em premiere do filme "Batman", em Nova York (Imagem: REUTERS/Caitlin Ochs)

A Warner Bros Entertainment (WBD) não roubou o enredo do blockbuster “Batman”, lançado em 2022, de um roteirista que criou uma história sobre o herói três décadas antes, decidiu um juiz federal de Manhattan nesta quarta-feira.

O juiz Paul Engelmayer também afirmou que o roteirista Christopher Wozniak violou os direitos autorais da DC Comics, que o empregou como artista freelancer em 1990, quando ele escreveu “The Ultimate Riddle”, depois rebatizado de “The Blind Man’s Hat”.

“Nós respeitosamente discordamos da decisão do tribunal e estamos considerando nossos próximos passos”, disse o advogado de Wozniak, Terry Parker, em um e-mail.

Wozniak alegou que ficou “chocado” ao descobrir que “Batman” era quase uma cópia de “The Ultimate Riddle”, com o Charada aterrorizando uma Gotham tomada pelo crime e controlada por um corrupto cartel de bancos.

Mas em uma decisão de 54 páginas, Engelmayer disse que Wozniak intencionalmente e sem consentimento retirou material dos trabalhos da DC Comics para criar sua história, que “explora livremente e, na verdade, está repleta de” personagens e elementos de enredo do Batman.

“O uso da história do personagem Batman e dos elementos protegidos ao seu redor é um ato de clara e flagrante violação de direitos autorais”, escreveu o juiz.

Engelmayer também afirmou que semelhanças chave entre os trabalhos serial killers solitários empenhados em destruir a sociedade, vilões que provocam seus perseguidores com “pistas e charadas” e momentos de “clareza ou epifania” que levam os vilões ao crime são comuns demais para fundamentar a alegação de direitos autorais de Wozniak.

O juiz citou inclusive no rodapé filmes como “Star Wars: Episódio III A Vingança dos Sith”, no qual Anakin Skywalker sucumbe ao lado sombrio da Força e se transforma no Darth Vader.

Engelmayer também rejeitou a reivindicação “totalmente especulativa” de Wozniak sobre como a Warner Bros poderia ter obtido acesso à sua história.

Um advogado da Warner Bros e da DC Comics não tinha comentários em um primeiro momento.

Wozniak processou a Warner Bros em outubro de 2022. A DC Comics, que tem milhares de direitos autorais de trabalhos sobre o Batman desde 1941, processou Wozniak dois meses depois.

“Batman” teve Robert Pattinson como Batman, Zoe Kravitz como a Mulher-Gato e Paul Dano como o Charada. O filme arrecadou mais de 772 milhões globalmente, segundo o site Box Office Mojo.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.