Home Investimentos Fitch eleva rating da Natura após “simplificação”

Fitch eleva rating da Natura após “simplificação”

"A estratégia da Natura relacionada às lojas online e físicas são fatores-chave a serem observados", pontua a Fitch

por Gustavo Kahil
0 comentário

A Fitch Ratings elevou a nota de crédito em moeda estrangeira da Natura (NTCO3) de BB para BB+ e em escala nacional de AA+ para AAA, com perspectiva estável, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta quinta-feira (28).

A agência explica que as atualizações refletem a estrutura de capital sustentável e conservadora da Natura, após o ano passado de vendas de ativos, e sua estratégia para simplificar as operações.

Em 2023, a Natura concluiu a venda da Aesop por US$ 2,525 bilhões, recebidos no terceiro trimestre. Grande parte desta entrada de caixa foi utilizada para amortizar R$ 7,6 bilhões em dívidas e honrar juros e liquidações de derivativos. Ao final de 2023, os índices de alavancagem total e líquida ajustadas eram de 3 vezes e 0,1 vez, respectivamente.

O perfil financeiro mais forte e a flexibilidade financeira a posicionaram para enfrentar os desafios atuais, como a conclusão da recuperação da Avon e a recuperação da lucratividade na Natura Latam, sua principal operação.

Estratégia

” A holding está avançando em sua segunda onda de integração (Projeto Wave 2), que remodelará sua estrutura de custos, focar na carteira de produtos e decisões estratégicas para redimensionar operações em alguns mercados”, disse a Fitch.

A Natura também deve avançar com a estratégia de passar de um modelo único de vendas diretas, com tendências de queda em determinados mercados, para uma multicanal.

“A estratégia da Natura relacionada às lojas online e físicas são fatores-chave a serem observados”, pontua a Fitch. A empresa encerrou 2023 com 112 lojas próprias e 773 lojas franqueadas.

O índice de alavancagem líquida ajustada, sendo mais forte para a categoria de rating, deverá permanecer abaixo de 1,5 vez no médio e longo prazo.

Veja o documento sobre a Natura

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.