A Fitch Ratings mantém uma perspectiva neutra para o setor de açúcar e etanol na América Latina em 2025, mostra um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (11). Apesar de uma leve queda nos preços internacionais do açúcar, a lucratividade deve permanecer estável, sustentada por forte geração de fluxo de caixa e alavancagem controlada.
O que diz a análise
• Preços do açúcar terão leve queda em 2025. A Fitch projeta que os preços internacionais do açúcar diminuam para US$ 20,8 centavos/libra em 2025, contra US$ 20,9 centavos/libra esperados para 2024. Essa leve redução, contudo, não deve impactar significativamente a lucratividade do setor.
• Custos estáveis e preços do etanol sem grandes mudanças. A análise aponta estabilidade nos custos e pouca variação nos preços do etanol em reais. O aumento na mistura de etanol à gasolina é positivo, mas a oferta adicional de etanol de milho deve limitar elevações nos preços.
• Perspectivas de classificação permanecem estáveis. Dos emissores classificados internacionalmente, todos mantêm Perspectivas Estáveis. Na escala nacional, três emissores têm Perspectivas Estáveis e um apresenta Perspectiva Positiva, refletindo resiliência no setor mesmo com investimentos em campos de cana.