A Fitch Ratings colocou as notas de crédito do Banrisul (BRSR6), Sicredi e Unicred Porto Alegre em observação negativa devido aos impactos incertos decorrentes das fortes chuvas e inundações na maior parte do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo uma nota enviada nesta segunda-feira (13), os desafios impostos pelo recente desastre natural na maior parte do estado.
“As graves inundações comprometeram infraestruturas importantes na região, tais como estradas, infraestruturas de comunicações, distribuição de energia, logística de água e saúde, bem como consequências negativas para o agronegócio”, mostra o texto assinado pelo diretor Jean Lopes.
A agência aponta que ainda não sabe como e em que medida cada emissor foi afetado.
“No entanto, o evento climático representará um grande desafio para a preservação da qualidade de crédito, rentabilidade e índices de capital para as entidades analisadas”, explica.
A Fitch destaca que essas entidades possuem características operacionais únicas, com operações de crédito e perfis de risco notadamente concentrados (ou com parte relevante da operação de crédito) no estado do Rio Grande do Sul.
Banrisul
Segundo um relatório recente do Bank of America, até 16% da carteira de empréstimos dos 25 maiores bancos estão expostos à região Sul do Brasil (abrangendo os estados do RS, SC e PR), que respondem por 17% do PIB do Brasil.
“Estamos particularmente preocupados com o Banrisul, uma vez que 85% dos seus empréstimos estão na região Sul e 95% das suas agências estão concentradas no estado do RS”, aponta um relatório assinado pelo time de analistas liderado por Mario Pierry.