Home Comprar ou Vender Fitch põe Banrisul, Sicredi e Unicred em observação negativa

Fitch põe Banrisul, Sicredi e Unicred em observação negativa

O evento representará um grande desafio para a preservação da qualidade de crédito, rentabilidade e índices de capital, diz a Fitch

por Gustavo Kahil
0 comentário

A Fitch Ratings colocou as notas de crédito do Banrisul (BRSR6), Sicredi e Unicred Porto Alegre em observação negativa devido aos impactos incertos decorrentes das fortes chuvas e inundações na maior parte do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo uma nota enviada nesta segunda-feira (13), os desafios impostos pelo recente desastre natural na maior parte do estado.

“As graves inundações comprometeram infraestruturas importantes na região, tais como estradas, infraestruturas de comunicações, distribuição de energia, logística de água e saúde, bem como consequências negativas para o agronegócio”, mostra o texto assinado pelo diretor Jean Lopes.

A agência aponta que ainda não sabe como e em que medida cada emissor foi afetado.

“No entanto, o evento climático representará um grande desafio para a preservação da qualidade de crédito, rentabilidade e índices de capital para as entidades analisadas”, explica.

A Fitch destaca que essas entidades possuem características operacionais únicas, com operações de crédito e perfis de risco notadamente concentrados (ou com parte relevante da operação de crédito) no estado do Rio Grande do Sul.

Banrisul

Segundo um relatório recente do Bank of America, até 16% da carteira de empréstimos dos 25 maiores bancos estão expostos à região Sul do Brasil (abrangendo os estados do RS, SC e PR), que respondem por 17% do PIB do Brasil.

“Estamos particularmente preocupados com o Banrisul, uma vez que 85% dos seus empréstimos estão na região Sul e 95% das suas agências estão concentradas no estado do RS”, aponta um relatório assinado pelo time de analistas liderado por Mario Pierry.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.