Home Carreira Fluxo de caixa positivo: felicidade do empreendedor

Fluxo de caixa positivo: felicidade do empreendedor

por Millor Machado
0 comentário

Fluxo de caixa positivo: felicidade do empreendedorOlá leitores(as) do Dinheirama, é um prazer estar com vocês mais uma vez. Hoje vou abordar algo que, apesar de ter lido antes, só aprendi de verdade na prática: a importância do fluxo de caixa. Mais do que gastar todos os esforços em dominar um mercado ou fechar uma venda com aquela multinacional, o empreendedor[bb] precisa focar em conseguir um fluxo de caixa positivo.

Isso porque no dia a dia existem contas para pagar e elas não são pagas com contratos assinados, mas sim com dinheiro em caixa. Se você tem a opção de fechar uma venda um pouco menor, mas o dinheiro vai cair logo na sua conta, isso talvez seja melhor do que focar em uma venda gigantesca que vai se concretizar só nas Olimpíadas de 2016. Ou melhor, trabalhe e feche ambos os negócios.

Projeto quase fechado não é projeto fechado
É muito comum que os empreendedores fiquem com uma expectativa altíssima porque alguém de uma grande empresa pediu uma proposta de um projeto que pode sustentar a empresa por vários meses.

O problema é que, além de ser um processo demorado, é muito comum perder projetos “quase-fechados”. Principalmente quando você está vendendo para uma empresa grande, que sempre recebe diversas propostas.

Receba o mais cedo o possível
Ao invés de esperar pelo tão sonhado projeto multimilionário, é mais vantajoso para uma empresa iniciante fazer vendas menores, só que mais rápidas. Com isso você conseguirá capital de giro, aquela entidade fantástica que paga as contas e salários da sua empresa.

Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores
Isso nem sempre é possível, mas ter uma boa relação com fornecedores pode facilitar muito sua vida. Se conseguir permutas de serviço, descontos ou adiar o pagamento das contas, você irá sobreviver por mais tempo enquanto o dinheiro[bb] das vendas não cai na conta. Receber em pouco tempo e pagar depois de muitos dias é essencial.

Lembre-se que adiar o pagamento das contas não significa enrolar o fornecedor. Se você estiver passando por uma situação apertada, a melhor coisa a fazer é abrir o jogo. Enrolar o fornecedor só diminuirá seu poder de barganha nas próximas compras.

Conclusão
Receba cedo e pague tarde. Para os que gostam de frases de efeito seguem algumas que mostram a importância do fluxo de caixa[bb]positivo:

  • “Felicidade é igual a fluxo de caixa positivo”
  • “O fluxo de caixa é o melhor amigo do empreendedor”
  • “Em uma empresa nascente, o fluxo de caixa é o rei, a dama e o valete”

Até a próxima! Sucesso!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.