Fluxo de caixa positivo: felicidade do empreendedorOlá leitores(as) do Dinheirama, é um prazer estar com vocês mais uma vez. Hoje vou abordar algo que, apesar de ter lido antes, só aprendi de verdade na prática: a importância do fluxo de caixa. Mais do que gastar todos os esforços em dominar um mercado ou fechar uma venda com aquela multinacional, o empreendedor[bb] precisa focar em conseguir um fluxo de caixa positivo.

Isso porque no dia a dia existem contas para pagar e elas não são pagas com contratos assinados, mas sim com dinheiro em caixa. Se você tem a opção de fechar uma venda um pouco menor, mas o dinheiro vai cair logo na sua conta, isso talvez seja melhor do que focar em uma venda gigantesca que vai se concretizar só nas Olimpíadas de 2016. Ou melhor, trabalhe e feche ambos os negócios.

Projeto quase fechado não é projeto fechado
É muito comum que os empreendedores fiquem com uma expectativa altíssima porque alguém de uma grande empresa pediu uma proposta de um projeto que pode sustentar a empresa por vários meses.

O problema é que, além de ser um processo demorado, é muito comum perder projetos “quase-fechados”. Principalmente quando você está vendendo para uma empresa grande, que sempre recebe diversas propostas.

Receba o mais cedo o possível
Ao invés de esperar pelo tão sonhado projeto multimilionário, é mais vantajoso para uma empresa iniciante fazer vendas menores, só que mais rápidas. Com isso você conseguirá capital de giro, aquela entidade fantástica que paga as contas e salários da sua empresa.

Tenha um bom relacionamento com seus fornecedores
Isso nem sempre é possível, mas ter uma boa relação com fornecedores pode facilitar muito sua vida. Se conseguir permutas de serviço, descontos ou adiar o pagamento das contas, você irá sobreviver por mais tempo enquanto o dinheiro[bb] das vendas não cai na conta. Receber em pouco tempo e pagar depois de muitos dias é essencial.

Lembre-se que adiar o pagamento das contas não significa enrolar o fornecedor. Se você estiver passando por uma situação apertada, a melhor coisa a fazer é abrir o jogo. Enrolar o fornecedor só diminuirá seu poder de barganha nas próximas compras.

Conclusão
Receba cedo e pague tarde. Para os que gostam de frases de efeito seguem algumas que mostram a importância do fluxo de caixa[bb]positivo:

  • “Felicidade é igual a fluxo de caixa positivo”
  • “O fluxo de caixa é o melhor amigo do empreendedor”
  • “Em uma empresa nascente, o fluxo de caixa é o rei, a dama e o valete”

Até a próxima! Sucesso!

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

Avatar
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários