Home Economia França enviará blindados antigos e mísseis novos para a Ucrânia

França enviará blindados antigos e mísseis novos para a Ucrânia

"A Ucrânia tem uma necessidade urgente de melhor defesa terrestre-aérea... ", disse o ministro da Defesa da França, Sebastien Lecornu

por Reuters
3 min leitura
Equipamento de guerra francês na Ucrânia

A França entregará centenas de veículos blindados antigos e mísseis superfície-ar à Ucrânia para auxiliá-la na guerra contra a Rússia, disse o ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, neste domingo.

Numa entrevista ao La Tribune Dimanche, Lecornu disse que o presidente Emmanuel Macron, após conversas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, pediu que preparasse um novo pacote de ajuda, que incluirá equipamentos franceses antigos, mas ainda funcionais.

“O exército ucraniano precisa defender uma linha de frente muito longa, que requer veículos blindados; isso é absolutamente crucial para a mobilidade das tropas e faz parte dos pedidos dos ucranianos”, disse ele.

Ele disse que a França pretende fornecer centenas de veículos de transporte de tropas da linha de frente VAB (Véhicule de l’Avant Blindé) em 2024 e no início de 2025.

O exército francês está gradualmente substituindo os seus milhares de VABs, que entraram em operação pela primeira vez no final da década de 1970, por um novo tipo de porta-tropas multifuncional.

Lecornu acrescentou que a França também se prepara para lançar um novo lote de mísseis superfície-ar Aster 30 para o sistema SAMP/T fornecido a Kiev.

O Aster 30 pode interceptar aviões de guerra, drones e mísseis de cruzeiro num alcance de 120 quilômetros.

“A Ucrânia tem uma necessidade urgente de melhor defesa terrestre-aérea… A Rússia está intensificando os seus ataques, em particular contra civis e contra infraestruturas civis”, disse ele.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.