Home AgronegĂłcio Frango do Brasil enfrenta menos concorrĂȘncia dos EUA

Frango do Brasil enfrenta menos concorrĂȘncia dos EUA

As vendas para a China, o principal destino, também ficaram abaixo do nível do ano passado em junho, caindo 29%, disse a ABPA

por Reuters
3 min leitura

A mĂ©dia das exportaçÔes brasileiras de carne de frango nos primeiros seis meses do ano indica um cenĂĄrio positivo para o restante de 2024, disse a Associação Brasileira de ProteĂ­na Animal (ABPA) nesta segunda-feira, citando a concorrĂȘncia mais fraca com a oferta dos EUA e a forte demanda contĂ­nua dos tradicionais importadores do Oriente MĂ©dio.

As exportaçÔes brasileiras de frango atingiram uma mĂ©dia de 431.400 toneladas por mĂȘs atĂ© junho, 0,8% acima da mĂ©dia mensal registrada em todo o ano de 2023, que foi de 428.200 toneladas, de acordo com dados da ABPA.

A relativa ausĂȘncia de exportadores de frango dos EUA no mercado e as vendas constantes para paĂ­ses como os Emirados Árabes Unidos e a ArĂĄbia Saudita sĂŁo bons sinais para o Brasil, o maior exportador de frango do mundo, segundo a ABPA.

O fato de o país historicamente exportar mais no segundo semestre do ano também é uma vantagem.

“Com o mercado interno mais atrativo, reduz as exportaçÔes, o que Ă© uma tendĂȘncia para os prĂłximos meses e anos”, disse o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua, em declaração Ă  Reuters.

Ele explicou que, para as empresas brasileiras, isso significa mais volumes de exportação destinados a países da América Latina, incluindo México e Chile, permitindo que o Brasil se reposicione em mercados estratégicos para produtos como pernas e peito de frango.

Em volume, as exportaçÔes brasileiras de frango foram as melhores da história entre abril e junho, segundo a ABPA.

No entanto, em termos de preço, o cenårio não é tão animador, jå que as vendas agregadas de exportação de frango do Brasil atingiram 4,636 bilhÔes de dólares no primeiro semestre, 10,3% abaixo dos 5,168 bilhÔes de dólares do mesmo período de 2023, de acordo com dados da ABPA.

As vendas para a China, o principal destino, também ficaram abaixo do nível do ano passado em junho, caindo 29%, disse a ABPA.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.