Home Carreira Franquias: 6 pontos importantes para quem quer investir

Franquias: 6 pontos importantes para quem quer investir

por Ricardo Pereira
0 coment√°rio

Montar um negócio próprio é um sonho de muitas pessoas. Existem diversos modelos e tipos de negócios próprios, cada um com suas vantagens e desvantagens. O modelo de franquias, por exemplo, é um dos mais procurados, trazendo diversos benefícios para quem deseja ser empreendedor.

O que s√£o as franquias?

As franquias est√£o entre as melhores op√ß√Ķes para quem deseja empreender. Este modelo de neg√≥cio permite a utiliza√ß√£o de uma marca j√° estabelecida no mercado e uma das grandes vantagens deste tipo de neg√≥cio √© a possibilidade de se ter acesso a um sistema de suporte para aprender a realizar toda a gest√£o e opera√ß√£o.

Em algumas franquias, existe tamb√©m a troca de informa√ß√Ķes entre franqueado e franqueador, permitindo a participa√ß√£o e contribui√ß√£o para o desenvolvimento do sistema. O empreendedor poder√° fazer uso da marca atrav√©s do pagamento das taxas de franquia e tamb√©m aproveitar o marketing institucional que √© feito pelo franqueador.

Al√©m disso, ter uma franquia traz a seguran√ßa de se montar um neg√≥cio j√° testado e estruturado no mercado, auxiliando no seu crescimento. No entanto, antes de escolher a franquia como modelo de neg√≥cios √© importante buscar maiores informa√ß√Ķes sobre as caracter√≠sticas da empresa e tamb√©m sobre as suas caracter√≠sticas como empreendedor.

Leitura recomendada: Como escolher a melhor franquia

Conheça a seguir, alguns pontos a serem observados antes de investir em uma franquia:

1. Avalie as franquias disponíveis

Existem franquias em diversos ramos e setores, trazendo possibilidades para todos os tipos de empreendedores. Se poss√≠vel, fa√ßa uma visita a outros franqueados, busque informa√ß√Ķes em rela√ß√£o aos n√ļmeros do neg√≥cio e tamb√©m em rela√ß√£o √† forma de trabalho entre franqueado e franqueador.

2. Analise suas características pessoais

Depois de escolher as franquias que estejam mais de acordo com seus objetivos, verifique o seu perfil pessoal. Confira se a operação do negócio exige alguma habilidade ou experiência específica e veja se você está preparado para tanto. Descubra se esta franquia atende às suas necessidades e objetivos de médio e longo prazo. Existe identificação com os produtos ou serviços da franquia? Analisar se a empresa se encaixa no seu perfil é fundamental.

3. Verifique todos os custos da franquia

Verifique quais os custos que dever√£o ser pagos por voc√™ e quais ser√£o pagos pelo franqueador. Avalie os custos com reformas e instala√ß√Ķes, estoque inicial, taxas de franquia, capital de giro, entre muitos outros.

4. Verifique os serviços de suporte e apoio

Outro item importante s√£o todos os recursos oferecidos aos franqueados sobre treinamentos, informa√ß√Ķes e quaisquer modelos de suporte e apoio ao empreendedor. Este item √© fundamental para o seu sucesso.

5. Verifique todos os aspectos jurídicos

A an√°lise dos contratos e documentos √© muito importante para evitar quaisquer surpresas ou interpreta√ß√Ķes erradas na hora de se adquirir a franquia. Busque a orienta√ß√£o de algum advogado especializado em franquias antes de fechar o neg√≥cio. Precaver-se desde o in√≠cio √© fundamental.

6. Analise as possibilidades de crescimento

A empresa oferece a remuneração que você busca? Quanto tempo você precisará dedicar ao negocio? A empresa oferece possibilidades de crescimento? Analise seus objetivos no longo prazo e veja se a franquia oferece o que você está buscando.

Leitura recomendada: Franquias: os melhores e piores setores para investir

Conclus√£o

As franquias s√£o √≥timas op√ß√Ķes para quem deseja ser empreendedor, sendo importante, por√©m, analisar alguns pontos antes de se decidir por este modelo. Lembre-se que o tamanho dos seus sonhos pode definir o tamanho do seu sucesso, mas a aten√ß√£o aos detalhes na escolha, execu√ß√£o e gest√£o do neg√≥cio √© que far√£o mesmo toda diferen√ßa. At√© a pr√≥xima!

Foto: Sorbis | Shutterstock.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.