Home Economia e Política Tesla: Noruega votará contra pagamento de U$ 56 Musk

Tesla: Noruega votará contra pagamento de U$ 56 Musk

O fundo é o oitavo maior acionista da Tesla, de acordo com dados da LSEG

por Reuters
0 comentário

O fundo soberano de 1,7 trilhão de dólares da Noruega disse no sábado que votará contra a ratificação do pacote de remuneração de 56 bilhões de dólares do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, que será votado pelos acionistas na próxima semana, depois que um juiz de Delaware o invalidou no início deste ano.

O fundo é o oitavo maior acionista da Tesla, de acordo com dados da LSEG.

O salário de Musk foi aprovado em 2018, mas anulado por um juiz no início deste ano, que disse que o valor era injusto para os acionistas, chamando-o de uma “soma insondável”.

O fundo disse que apreciou “o valor significativo gerado sob a liderança do Sr. Musk desde a data de concessão em 2018”.

Ainda assim, “continuamos preocupados com o tamanho total do prêmio, a estrutura dada pelos gatilhos de desempenho, a diluição e a falta de mitigação do risco de pessoas-chave”, disse o Norges Bank Investment Management (NBIM), operador do fundo.

Em 2018, o fundo havia votado contra o pacote.

“Continuaremos a buscar um diálogo construtivo com a Tesla sobre esse e outros tópicos”, acrescentou o NBIM.

No ano passado, o fundo votou contra mais da metade dos pacotes de remuneração de CEOs dos EUA acima de US$ 20 milhões, alertando que eles não estavam alinhados com a criação de valor de longo prazo para os acionistas.

O fundo de riqueza da Noruega, que possui 1,5% de todas as ações listadas do mundo, também apoiou em 2022 uma proposta de acionista pedindo que a Tesla adotasse uma política de respeito aos direitos trabalhistas, como liberdade de associação e negociação coletiva.

A produtora de veículos elétricos enfrenta uma reação negativa na região nórdica por parte dos sindicatos e de alguns fundos de pensão devido à sua recusa em aceitar a demanda de seus mecânicos suecos por direitos de negociação coletiva que abrangem salários e outras condições.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.