Home Finanças PessoaisInvestimentos Por que investir no fundo de previdência ARCA Grão?

Por que investir no fundo de previdência ARCA Grão?

por Leonardo Moric
3 min leitura
Fundo de previdência ARCA Grão

Nem todo plano de previdência privada oferece condições ruins, e o fundo ARCA Grão está no mercado para provar isso por meio da cobrança de taxas justas e com uma estratégia vencedora no longo prazo.

Que a previdência privada é uma ótima opção para investidores que querem manter seu dinheiro aplicado no longo prazo você já deve saber. Esse tipo de aplicação oferece diversas vantagens tributárias para que o investidor pague menos impostos e potencialize sua rentabilidade.

Mas, apesar de todos os benefícios, esse tipo de aplicação é sinônimo de má qualidade no Brasil. Isso porque a maior parte dos produtos oferecidos pelos grandes bancos possui baixa rentabilidade e altas taxas.

Além disso, a insistência de funcionários desses bancos em empurrar para o cliente esse tipo de investimento fez com que uma certa resistência fosse criada. Mas, será que tudo é realmente negativo no mercado de previdência privada?

A resposta é: não! Existem alguns bons produtos disponíveis no mercado. Eles foram criados para pensar na real necessidade do investidor quanto à construção de patrimônio no longo prazo com qualidade.

O fundo ARCA Grão é uma prova disso, e neste artigo, vamos te explicar mais sobre como ele funciona e suas principais vantagens. Não deixe de conferir!

O que é o fundo de previdência ARCA Grão?

O ARCA Grão é um fundo de previdência criado pela Grão, gestora de investimentos do Grupo Primo. Ele é baseado no método criado pelo influenciador Thiago Nigro (Primo Rico), a metodologia ARCA, que é a estratégia de diversificação difundida por Nigro para administração dos investimentos.

Thiago Nigro participou da criação do produto, assim como o também influenciador de finanças Bruno Perini.

ARCA significa:

A – Ações Brasileiras

R – Real Estate (ou mercado imobiliário)

C – Caixa

A – Ativos Internacionais

Sua ideia é montar uma carteira de investimentos diversificada com essas quatro categorias de ativos para garantir a segurança e a rentabilidade do investimento. 

A proposta do fundo é atender investidores que querem diversificar e fazer aplicações de longo prazo. Seu objetivo é revolucionar o mercado de previdência privada com um produto de alta qualidade, com taxas justas.

Como funciona o fundo ARCA Grão?

Taxas 

Os fundos de previdência costumam cobrar dos investidores uma taxa de administração e uma taxa de carregamento. Alguns também cobram a taxa de performance para remunerar o gestor e o administrador do plano.

Normalmente, nas previdências oferecidas pelos grandes bancos essas taxas são muito altas e até abusivas. Para quebrar esse padrão na previdência privada, o fundo ARCA Grão traz uma proposta bem diferente:

  • A taxa de administração do fundo é de somente 0,59% ao ano.

Essa característica coloca o produto no grupo de 10% de fundos com as menores taxas de administração do mercado de previdência privada brasileiro.

Além disso, diferente de outros produtos, o fundo não cobra nenhuma das seguintes taxas:

  • Taxa de performance;
  • Taxa de carregamento;
  • Taxa de entrada;
  • Taxa de saída.

Metodologia

Cobrar taxas que estão entre as menores do mercado é uma grande vantagem para o investidor. Mas, isso não é suficiente para que o plano de previdência seja bem-sucedido, já que ele precisa gerar resultados para o investidor.

Por esse motivo, o plano de previdência ARCA tem como base uma metodologia vencedora no longo prazo. Estudos realizados pela equipe ARCA Grão indicam que a metodologia é muito eficiente para oferecer retorno ao investidor de previdência privada, que aplica seu dinheiro visando um horizonte de tempo maior.

Mas, o Fundo ARCA Grão não segue exatamente a alocação proposta pela metodologia ARCA, que sugere que 25% do dinheiro seja aplicado em cada uma das classes de ativos. No fundo, a alocação é feita da seguinte maneira:

  • A – Ações (30%);
  • R – Real Estate (10%);
  • C – Caixa (40%);
  • A – Ativos internacionais (20%).

Com isso, a intenção é garantir mais eficiência para a carteira, além de gerar retornos acima da metodologia no longo prazo.

Valor mínimo de investimento 

Outra importante característica do fundo ARCA Grão é seu aporte inicial acessível, de apenas R$ 100, valor abaixo do mínimo solicitado no Tesouro Selic, por exemplo. Além disso, não há a obrigatoriedade de fazer aportes recorrentes.

O aporte mínimo somado à isenção de taxas e à cobrança justa da taxa de administração fazem com que o investidor realmente tenha um custo mínimo ao investir. 

Vantagens do ARCA Grão

Melhores equipes e gestores

O Fundo ARCA Grão está na categoria fundo de fundos, e investe o dinheiro nos produtos dos melhores gestores do Brasil, que possuem anos de experiência, consolidação e sucesso no mercado financeiro.

Acesso a fundos de investimentos fechados

O Fundo ARCA Grão também possui em sua carteira fundos exclusivos para investidores profissionais. Isso faz com que investidores comuns possam ter acesso a ativos que não conseguiriam comprar no mercado tradicional, devido ao alto custo de aquisição.

Diversificação de portfólio

Ao adquirir uma cota no Fundo ARCA Grão, o investidor passa a ter acesso a uma cesta com mais de 30 ativos. Essa é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos, mesmo com pouco dinheiro.

Rebalanceamento mensal feito pela equipe Grão

A metodologia ARCA sugere o rebalanceamento de cada categoria de ativos para que o investimento se mantenha equilibrado e rentável. Porém, normalmente o próprio investidor ou seu gestor são os responsáveis por buscar esse equilíbrio.

Mas, no fundo ARCA Grão, o investidor não precisará se preocupar em fazer os rebalanceamentos. Isso porque a equipe gestora do fundo se responsabilizará por essa tarefa, escolhendo entre as melhores opções disponíveis no mercado no momento.

Exposição a diversas estratégias

Os fundos que compõem o portfólio reúnem estratégias diversas com o objetivo de permitir que o investidor tenha opções para se beneficiar em diversos cenários dentro de um único ativo. Isso tudo para potencializar a relação entre risco e retorno das aplicações.

Como investir no Fundo ARCA Grão 

Agora que você já conhece o Fundo ARCA Grão um pouco mais a fundo, deve estar se perguntando como fazer para começar a aplicar seu dinheiro nele. Uma opção é baixar o aplicativo da Grão e começar a investir no Fundo ARCA por meio dele. 

O fundo também é distribuído entre as principais plataformas de investimento brasileiras. São elas:

  • Rico;
  • XP;
  • BTG Pactual;
  • Inter;
  • Warren;
  • Órama;
  • Modal;
  • Genial;
  • Empiricus
  • Grão Investimentos.

Quer começar a investir para realizar seus planos de médio e longo prazo com mais segurança e rentabilidade? Então, aplique seu dinheiro no Fundo ARCA Grão e deixe que nossos especialistas adotem as melhores estratégias para fazer seu dinheiro crescer!

Você tem alguma dúvida relacionada ao fundo ARCA Grão? Conte para nós nos comentários!

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.