Home Investimentos Por que investir no fundo de previdência ARCA Grão?

Por que investir no fundo de previdência ARCA Grão?

por Leonardo Moric
0 comentário
Fundo de previdência ARCA Grão

Nem todo plano de previdência privada oferece condições ruins, e o fundo ARCA Grão está no mercado para provar isso por meio da cobrança de taxas justas e com uma estratégia vencedora no longo prazo.

Que a previdência privada é uma ótima opção para investidores que querem manter seu dinheiro aplicado no longo prazo você já deve saber. Esse tipo de aplicação oferece diversas vantagens tributárias para que o investidor pague menos impostos e potencialize sua rentabilidade.

Mas, apesar de todos os benefícios, esse tipo de aplicação é sinônimo de má qualidade no Brasil. Isso porque a maior parte dos produtos oferecidos pelos grandes bancos possui baixa rentabilidade e altas taxas.

Além disso, a insistência de funcionários desses bancos em empurrar para o cliente esse tipo de investimento fez com que uma certa resistência fosse criada. Mas, será que tudo é realmente negativo no mercado de previdência privada?

A resposta é: não! Existem alguns bons produtos disponíveis no mercado. Eles foram criados para pensar na real necessidade do investidor quanto à construção de patrimônio no longo prazo com qualidade.

O fundo ARCA Grão é uma prova disso, e neste artigo, vamos te explicar mais sobre como ele funciona e suas principais vantagens. Não deixe de conferir!

O que é o fundo de previdência ARCA Grão?

O ARCA Grão é um fundo de previdência criado pela Grão, gestora de investimentos do Grupo Primo. Ele é baseado no método criado pelo influenciador Thiago Nigro (Primo Rico), a metodologia ARCA, que é a estratégia de diversificação difundida por Nigro para administração dos investimentos.

Thiago Nigro participou da criação do produto, assim como o também influenciador de finanças Bruno Perini.

ARCA significa:

A – Ações Brasileiras

R – Real Estate (ou mercado imobiliário)

C – Caixa

A – Ativos Internacionais

Sua ideia é montar uma carteira de investimentos diversificada com essas quatro categorias de ativos para garantir a segurança e a rentabilidade do investimento. 

A proposta do fundo é atender investidores que querem diversificar e fazer aplicações de longo prazo. Seu objetivo é revolucionar o mercado de previdência privada com um produto de alta qualidade, com taxas justas.

Como funciona o fundo ARCA Grão?

Taxas 

Os fundos de previdência costumam cobrar dos investidores uma taxa de administração e uma taxa de carregamento. Alguns também cobram a taxa de performance para remunerar o gestor e o administrador do plano.

Normalmente, nas previdências oferecidas pelos grandes bancos essas taxas são muito altas e até abusivas. Para quebrar esse padrão na previdência privada, o fundo ARCA Grão traz uma proposta bem diferente:

  • A taxa de administração do fundo é de somente 0,59% ao ano.

Essa característica coloca o produto no grupo de 10% de fundos com as menores taxas de administração do mercado de previdência privada brasileiro.

Além disso, diferente de outros produtos, o fundo não cobra nenhuma das seguintes taxas:

  • Taxa de performance;
  • Taxa de carregamento;
  • Taxa de entrada;
  • Taxa de saída.

Metodologia

Cobrar taxas que estão entre as menores do mercado é uma grande vantagem para o investidor. Mas, isso não é suficiente para que o plano de previdência seja bem-sucedido, já que ele precisa gerar resultados para o investidor.

Por esse motivo, o plano de previdência ARCA tem como base uma metodologia vencedora no longo prazo. Estudos realizados pela equipe ARCA Grão indicam que a metodologia é muito eficiente para oferecer retorno ao investidor de previdência privada, que aplica seu dinheiro visando um horizonte de tempo maior.

Mas, o Fundo ARCA Grão não segue exatamente a alocação proposta pela metodologia ARCA, que sugere que 25% do dinheiro seja aplicado em cada uma das classes de ativos. No fundo, a alocação é feita da seguinte maneira:

  • A – Ações (30%);
  • R – Real Estate (10%);
  • C – Caixa (40%);
  • A – Ativos internacionais (20%).

Com isso, a intenção é garantir mais eficiência para a carteira, além de gerar retornos acima da metodologia no longo prazo.

Valor mínimo de investimento 

Outra importante característica do fundo ARCA Grão é seu aporte inicial acessível, de apenas R$ 100, valor abaixo do mínimo solicitado no Tesouro Selic, por exemplo. Além disso, não há a obrigatoriedade de fazer aportes recorrentes.

O aporte mínimo somado à isenção de taxas e à cobrança justa da taxa de administração fazem com que o investidor realmente tenha um custo mínimo ao investir. 

Vantagens do ARCA Grão

Melhores equipes e gestores

O Fundo ARCA Grão está na categoria fundo de fundos, e investe o dinheiro nos produtos dos melhores gestores do Brasil, que possuem anos de experiência, consolidação e sucesso no mercado financeiro.

Acesso a fundos de investimentos fechados

O Fundo ARCA Grão também possui em sua carteira fundos exclusivos para investidores profissionais. Isso faz com que investidores comuns possam ter acesso a ativos que não conseguiriam comprar no mercado tradicional, devido ao alto custo de aquisição.

Diversificação de portfólio

Ao adquirir uma cota no Fundo ARCA Grão, o investidor passa a ter acesso a uma cesta com mais de 30 ativos. Essa é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos, mesmo com pouco dinheiro.

Rebalanceamento mensal feito pela equipe Grão

A metodologia ARCA sugere o rebalanceamento de cada categoria de ativos para que o investimento se mantenha equilibrado e rentável. Porém, normalmente o próprio investidor ou seu gestor são os responsáveis por buscar esse equilíbrio.

Mas, no fundo ARCA Grão, o investidor não precisará se preocupar em fazer os rebalanceamentos. Isso porque a equipe gestora do fundo se responsabilizará por essa tarefa, escolhendo entre as melhores opções disponíveis no mercado no momento.

Exposição a diversas estratégias

Os fundos que compõem o portfólio reúnem estratégias diversas com o objetivo de permitir que o investidor tenha opções para se beneficiar em diversos cenários dentro de um único ativo. Isso tudo para potencializar a relação entre risco e retorno das aplicações.

Como investir no Fundo ARCA Grão 

Agora que você já conhece o Fundo ARCA Grão um pouco mais a fundo, deve estar se perguntando como fazer para começar a aplicar seu dinheiro nele. Uma opção é baixar o aplicativo da Grão e começar a investir no Fundo ARCA por meio dele. 

O fundo também é distribuído entre as principais plataformas de investimento brasileiras. São elas:

  • Rico;
  • XP;
  • BTG Pactual;
  • Inter;
  • Warren;
  • Órama;
  • Modal;
  • Genial;
  • Empiricus
  • Grão Investimentos.

Quer começar a investir para realizar seus planos de médio e longo prazo com mais segurança e rentabilidade? Então, aplique seu dinheiro no Fundo ARCA Grão e deixe que nossos especialistas adotem as melhores estratégias para fazer seu dinheiro crescer!

Você tem alguma dúvida relacionada ao fundo ARCA Grão? Conte para nós nos comentários!

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.