Os futuros de trigo, soja e milho na bolsa de Chicago (CBOT) caíram pelo segundo dia consecutivo nesta terça-feira, pressionados pela competição contínua no exterior e por um clima mais favorável ao plantio nos Estados Unidos no horizonte, disseram analistas.
Os traders ajustaram suas posições antes dos dados de inflação dos EUA de quarta-feira e da divulgação do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura norte-americano na quinta-feira, além das previsões mensais da Conab para a safra brasileira.
Os futuros do trigo para maio na CBOT, mais ativos, caíram 8 centavos, a 5,5775 dólares por bushel. A soja na CBOT recuou 7 centavos, a 11,745 dólares por bushel, enquanto o milho caiu 4,25 centavos, a 4,3125 dólares por bushel.
As previsões de mais chuvas nas Grandes Planícies dos EUA na próxima semana e condições mais secas no sul do Delta amenizaram os temores de estresse das colheitas de trigo e atrasos no plantio de milho devido ao clima, disseram os traders.
Enquanto isso, dados de progresso das colheitas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgados na segunda-feira mostraram uma classificação boa/excelente para o trigo de inverno dos EUA de 56%, apesar das preocupações com o impacto do clima seco passado nas planícies de cultivo de trigo.
A ausência de notícias climáticas que afetassem o fornecimento de grãos surpreendeu o mercado e pesou sobre os futuros do trigo, disse Austin Schroeder, analista sênior de commodities da Brugler Marketing.