Os contratos futuros do café na ICE fecharam mistos nesta terça-feira, com os grãos arábica registrando um pequeno declínio e o robusta terminando em alta, enquanto os preços do açúcar bruto permaneceram pouco alterados.
Café
O contrato dezembro do café arábica caiu 0,75 centavo, ou 0,5%, a 1,5005 dólar por libra-peso, mas ainda acima da mínima de sete meses da semana passada, de 1,4720 dólar.
Os operadores disseram que a queda nos preços na semana passada desacelerou o ritmo de vendas dos produtores, especialmente do maior produtor, o Brasil, ajudando o mercado a recuperar algum terreno.
Eles observaram que o clima favorável impulsionou as perspectivas para a colheita na Colômbia, que deverá começar a ganhar ritmo durante a segunda quinzena de setembro.
O novembro do café robusta subiu 8 dólares, ou 0,3%, para 2.374 dólares a tonelada.
Açúcar
O outubro do açúcar bruto encerrou a sessão estável a 23,40 centavos de dólar por libra-peso, após ter caído anteriormente para uma mínima de duas semanas de 23,34 centavos.
Os operadores disseram que parecia haver um suporte sólido em torno de 23 centavos, enquanto os fundamentos também eram vistos como altistas, com um déficit global amplamente esperado na próxima temporada de 2023/24.
Alguns operadores veem a tendência de longo prazo como positiva diante da perspectiva de possíveis problemas para a produção asiática devido ao padrão climático do El Niño, mas a grande safra brasileira está impedindo qualquer alta por enquanto.
O outubro do açúcar branco fechou em queda de 0,40 dólar, ou 0,1%, a 681,40 dólares por tonelada.