Home Empresas Gerdau tem lucro de R$ 2,1 bi no 2º tri, queda de 50% ano a ano

Gerdau tem lucro de R$ 2,1 bi no 2º tri, queda de 50% ano a ano

A empresa anunciou ainda pagamento de dividendos de 752,1 milhões de reais, segundo ata

por Reuters
0 comentário

O grupo siderúrgico Gerdau (GGBR4) teve lucro líquido de 2,14 bilhões de reais no segundo trimestre, queda de 50,1% na comparação com o desempenho de um ano antes, diante de queda de vendas, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.

Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 2,11 bilhões de reais, de acordo com dados da Refinitiv.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 3,79 bilhões de reais no trimestre, queda de 43,2% na comparação com o mesmo período em 2022.

Analistas esperavam Ebitda de 3,90 bilhões de reais, de acordo com a Refinitiv. A margem Ebitda ajustada ficou em 20,8%, de 29,1% um ano antes.

A Gerdau atribuiu a queda no lucro líquido na base anual a uma “forte” base de comparação, somada à retração do consumo.

A receita líquida da companhia somou 18,3 bilhões de reais, um recuo de 20,5% na base anual e queda de 3,2% frente ao primeiro trimestre deste ano.

As vendas de aço caíram 9,6% ano a ano, para 2,9 milhões de toneladas no trimestre, enquanto a produção cedeu 10,2% em relação ao mesmo período de 2022, a 3,1 milhões de toneladas.

“Neste segundo trimestre, observamos um volume de vendas para o mercado doméstico aquém dos patamares históricos na ON Brasil (unidade que inclui operações no Brasil exceto de aços especiais), reflexo de um menor consumo de aço por clientes de diversos segmentos e de uma maior penetração de aço importado”, disse a Gerdau em relatório de resultados.

A empresa anunciou ainda pagamento de dividendos de 752,1 milhões de reais.

Veja o resultado abaixo:

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.