Home Finanças Pessoais Golpe do aluguel: o que é e como se proteger

Golpe do aluguel: o que é e como se proteger

Esse tipo de golpe pode ser aplicado tanto nos aluguéis de moradia fixa quanto no caso de aluguéis de curta temporada, como nos feriados

por Blog do Serasa
3 min leitura
Imóveis, FGTS, Nexpe, tenda

Na hora de fechar um contrato de aluguel, seja para curta temporada ou para residir por mais tempo, é preciso estar atento a cada detalhe.

Por ser um dos investimentos mais altos no orçamento familiar ou individual, a escolha da moradia também pode ser alvo de fraudes.

Recentemente, o chamado “golpe do aluguel” começou a chamar atenção na mídia e nas redes sociais. Saiba o que é e como se prevenir.

<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>

O que é o golpe do aluguel e como ele funciona?

Esse tipo de golpe pode ser aplicado tanto nos aluguéis de moradia fixa quanto no caso de aluguéis de curta temporada, como nos feriados.

No segundo caso, o golpe é mais comum na temporada de veraneio, especialmente nas regiões litorâneas ou turísticas.

Em ambas as situações, o golpe do aluguel envolve criminosos se passando por proprietários ou corretores de imóveis.

Ao menos um dos golpistas simula a disponibilidade de um imóvel, chegando a mostrar fotos do local e documentos falsos, por exemplo.

Porém, para que o locatário feche negócio, cobra-se um valor antes da mudança ou da viagem. Esse valor cobrado pode ser a antecipação de alguns meses de aluguel ou da cobrança do aluguel por alguns dias, por exemplo.

Ainda, os criminosos podem simular que há mais pessoas interessadas no imóvel. Criar a falsa sensação de escassez é uma estratégia para que o interessado envie o valor pedido com antecedência sem questionar.

Após realizado o pagamento, o locatário descobre que caiu em um golpe o imóvel não existe no local indicado ou não está disponível. De toda forma, o valor pago foi transferido ao golpista e não ao verdadeiro proprietário.

Tipos de golpes de aluguel mais comuns

O golpe do aluguel pode ocorrer de uma das seguintes formas ou até mesmo de ambas.

Anúncios feitos em sites de aluguel

O golpista publica fotos e informações de um imóvel em sites de aluguel, plataformas de anúncios online e redes sociais anunciando o local por um valor abaixo do mercado.

O imóvel anunciado pode não existir, não estar disponível ou estar em outra localidade da indicada.

Falsificação de documentos e contratos

Além de anunciar um imóvel falso, o golpista pode apresentar documentos pessoais e contratos falsos para tentar demonstrar veracidade para a vítima.

Dicas para identificar sinais de fraude em locações

Para conseguir identificar e se prevenir de golpes dessa natureza, tenha atenção aos seguintes pontos:

Imóveis com preços abaixo do mercado: Desconfie se o valor do aluguel anunciado for muito abaixo do mercado. Pesquise o valor médio de imóveis com o tamanho parecido na região pretendida para ter um preço de comparação. 

Urgência no pagamento: Os golpistas pressionam a vítima para realizar o pagamento o mais rápido possível e garantir o imóvel. Tenha atenção com negociações apressadas, principalmente se não for possível visitar o local ou conhecer o proprietário. 

Falta de informações: Os anúncios falsos costumam ter poucas informações e quem anuncia evita fornecer detalhes adicionais. Porém, ao pedir documentos e contratos, tome cuidado, pois eles podem ser falsos. Por isso, avalie-os com muita atenção. 

Imagens falsas no anúncio: As fotos utilizadas no anúncio fraudulento podem ser de outros sites de aluguel ou de banco de imagens. Assim, é importante realizar a busca reversa das imagens para verificar a autenticidade. 

Apenas comunicação online: Os golpistas evitam encontros preferenciais e gostam de manter a comunicação via mensagens online ou por telefone. Desconfie de desculpas para evitar encontros, principalmente ao se tratar da visitação do imóvel.

    O que fazer se você for vítima de um golpe de aluguel

    Se você ou alguém que conhece foi vítima deste golpe, a primeira indicação é registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima ou de forma online. O documento ajuda a dar início às investigações necessárias.

    Informe à plataforma (site da imobiliária, de anúncios ou rede social) que o anúncio do imóvel é uma fraude. Esse passo é importante para que a publicação seja removida e outras pessoas não sejam vítimas do golpe.

    Ainda, a denúncia pode fazer o perfil do golpista ser excluído.

    É importante procurar um advogado especializado em direito imobiliário para ter orientação quanto aos próximos passos e saber quais ações podem ser tomadas para recuperar o dinheiro.

    Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

    O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

    © 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

    O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.