Home Economia e Política Governo apresenta projeto de lei para garantir “padrão remuneratório” a motoristas de aplicativos; veja o vídeo

Governo apresenta projeto de lei para garantir “padrão remuneratório” a motoristas de aplicativos; veja o vídeo

Caso recebam o aval do Congresso, as novas regras entram em vigor 90 dias após sua publicação como lei

por Reuters
0 comentário
Motorista do Uber

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, defendeu, durante apresentação de projeto de lei que cria direitos para motoristas de aplicativos nesta segunda-feira, que haja um “padrão remuneratório” para essa categoria de trabalhadores.

Segundo ele, haverá regras para o reajuste anual de salários com negociação direta. O ministro lembrou que a proposta não inclui aplicativos de entrega porque as regras, segundo plataformas desse tipo de serviço, não caberiam em seus modelos de negócios.

O projeto de lei complementar lançado nesta segunda-feira cria um pacote de direitos mínimos a motoristas de aplicativos, criando uma nova categoria para esse grupo o “trabalhador autônomo por plataforma” e estabelecimento de um pagamento mínimo por hora de trabalho, de 32,09 reais.

Segundo nota do Ministério do Trabalho e Emprego, as novas regras de proteção social e benefícios trabalhistas incluem a previsão de contribuição previdenciária 7,5% ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a obrigatoriedade de cada trabalhador receber ao menos um salário-mínimo, atualmente em 1.412 reais, a partir de uma jornada de 8 horas diárias trabalhadas.

Assessores e consultores de investimentos ganham R$ 15.000/mês; saiba como seguir carreira

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovado por deputados e senadores, e em dois turnos de votação, por se tratar de um projeto de lei complementar.

Caso recebam o aval do Congresso, as novas regras entram em vigor 90 dias após sua publicação como lei.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.