Home Economia e Política Governo confirma reajuste do salário mínimo de 2024 para R$ 1.412

Governo confirma reajuste do salário mínimo de 2024 para R$ 1.412

A previsão inicial do governo federal, enviada no Orçamento da União ao Congresso, era de que o salário mínimo chegasse a 1.421 reais

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/X´s/@LulaOficial)

O governo federal confirmou nesta quarta-feira o valor do salário mínimo de 2024 em 1.412 reais mensais a partir de 1º de janeiro, um reajuste de 6,97% em relação aos 1.320 reais atuais.

A correção inclui a inflação dos 12 meses encerrados em novembro, 3,85%, somado a um ganho real de 3%, que é o equivalente ao aumento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2022.

O cálculo leva em conta a lei de reajuste do salário mínimo, enviada pelo governo ao Congresso e aprovada em agosto.

O texto retomou a política de ganho real que era adotada no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas havia sido revista no governo de Jair Bolsonaro, que passou a repassar apenas a variação da inflação.

A alegação era de que o ganho real onerava os cofres públicos, já que boa parte dos pagamentos da Previdência Social é de um salário mínimo.

A previsão inicial do governo federal, enviada no Orçamento da União ao Congresso, era de que o salário mínimo chegasse a 1.421 reais.

No entanto, a diminuição da inflação fez com que o reajuste final ficasse um pouco abaixo do previsto.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.