O governo da Itália deu sinal verde para a venda da rede fixa da Telecom Italia, no valor de até 22 bilhões de euros, ao fundo norte-americano KKR, informou o grupo de telecomunicações nesta quarta-feira.
A Telecom Italia disse que a aprovação ocorreu após as empresas assumirem compromissos que o governo considerou “totalmente adequados para garantir a proteção dos interesses estratégicos ligados aos ativos envolvidos na transação”.
Em um comunicado separado, o governo italiano disse que os compromissos propostos garantem que a administração italiana terá o poder de supervisionar a recém-criada empresa de rede nas áreas relacionadas à segurança e defesa nacional.
Os compromissos, tornados obrigatórios pelo governo, incluem a criação de uma força-tarefa de segurança que supervisiona a empresa de rede e a promessa de manter todas as atividades ligadas à manutenção e ao monitoramento da infraestrutura na Itália, disse o governo.
A legislação italiana dá ao governo o direito de exercer o chamado “golden power”, o que permite à Itália intervir em acordos que envolvam setores considerados estratégicos, como bancos, energia e telecomunicações.
Apesar do apoio do governo italiano, que planeja adquirir uma participação de 20% na empresa de rede, o acordo está sendo contestado nos tribunais pelo principal investidor da Telecom Italia, a Vivendi.
A Telecom Italia espera finalizar o negócio até meados deste ano.